terça-feira, 1 de novembro de 2011

Balanço do Encontro Mundial dos Blogueiros: Submissão em toda linha aos governos da centro-esquerda burguesa
Mesa do Encontro Mundial, composta majoritariamente
por apoiadores da centro-esquerda burguesa, expõe no telão
cartaz do ato contra a agressão imperialista à Líbia

Encerrou-se no último dia 29 o Encontro Mundial dos Blogueiros. Afora a intervenção dos representantes do Blog da LBI, que atraiu a simpatia de vários companheiros de diversos países que participaram dos três dias de debates, todas as mesas de discussão e as resoluções aprovadas expressaram a política de colaboração de classes da esquerda burguesa “chapa branca” e de seus aliados em nível mundial. Sob a fachada de “lutar pela democratização das comunicações” e em nome de uma suposta “mídia independente”, os organizadores do Encontro receberam uma generosa bolada das estatais que patrocinaram o evento (Itaipu e Banco do Brasil) para dar um verniz progressista à vergonhosa política dos governos da centro-esquerda burguesa de atrair para sua base de apoio político, através da redistribuição “plural” de verbas estatais para o setor, grupos capitalistas minoritários de mídia que disputam espaço com os veículos de comunicação tradicionais, alinhados aos setores mais reacionários da classe dominante.

A chamada “Carta de Foz do Iguaçu dos Blogueiros do Mundo” foi o documento aprovado ao final do Encontro. Ela defende uma “plataforma para um novo marco regulatório das comunicações” que entre outros pontos reivindica “pluralidade de idéias e opiniões nos meios de comunicação, promoção da participação popular nas decisões acerca do sistema de comunicação e o limite a concentração nos meios de mídia”. Como os editores do Blog da LBI pontuaram, esse programa é similar a chamada “Ley de Medios” aprovada pelo governo de Cristina Kirchner na Argentina, criticada duramente pelo grupo Clarín, alinhado à oposição conservadora e apoiada entusiasticamente por jornais como o Pagina 12, ligado ao peronismo reciclado. Tal legislação mantém nas mãos da burguesia como classe o poder de manipular, bestializar e enganar as massas. Portanto, a Carta aprovada no Encontro condensa uma série de medidas para o governo da frente popular patrocinar e fortalecer seus apoiadores nos meios de comunicações de massa e nas chamadas “novas mídias”, ainda que mantenha intocável sua relação de boa convivência com os “velhos” conglomerados das telecomunicações, alinhados aos demo-tucanos em decadência.

Marco Queiroz, porta-voz da LBI, ao centro entre Renato Ravoi
da Altercom-Brasil e o egípcio Ahmed Bahgat

Os representantes da chamada “mídia independente” no Brasil e pelo mundo afora presentes no Encontro (Le Monde Diplomatic, Carta Maior, Terra Maganize, Caros Amigos, Pagina 12, Wikilikies... e os blogs “chapa branca” de charlatões do naipe de Luiz Nassif e Paulo Henrique Amorim) não passam de porta-vozes bem remunerados dessa política que está voltada a promover a utopia reacionária de que é possível “democratizar os meios de comunicação” sem destruir o Estado burguês e expropriar o grande capital. Como denunciou o Blog da LBI esta “tese” furada trata-se de um embuste voltado a manter a dominação burguesa e a alienação que esta impõe, porém “oxigenada” sob uma fachada mais palatável que a ditada pelos tradicionais complexos midiáticos arquirreacionários. Para a LBI, que enfrenta não “apenas” na blogosfera, virtualmente, mas principalmente no terreno vivo da luta de classes, a política de cooptação e adaptação à ordem burguesa promovida por esta esquerda “chapa branca”, a decidida intervenção no Encontro Mundial dos Blogueiros mais do que nunca reforçou nossa convicção de que somente com a vitória da revolução proletária e o fim da propriedade privada dos meios de produção e comunicação, os trabalhadores poderão assentar as bases políticas, culturais e sociais para usarem os avanços tecnológicos e o poder de influência das mídias a serviço do progresso da humanidade!