segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014


A quem politicamente interessa e a que forças sociais serve a morte do cinegrafista da BAND?

Uma ampla e sórdida campanha midiática toma conta do país com o anúncio da morte do trabalhador cinegrafista da rede Bandeirantes. Mais uma vez na história nacional a imprensa burguesa tentam comocionar a opinião pública brasileira contra um determinado setor político, desta vez o movimento Black Bloc, eleito vilão número 1 pela direita neoliberal e a esquerda " chapa branca". Os que ficam na faixa "intermediária" desta graduação política tentam se esquivar de assumir uma posição clara sobre o fato. Mas uma pergunta deve ser respondida por todos aqueles que lançam acusações "a direita e a esquerda", antes mesmo de tentar se provar a autoria do grave atentado que ceifou a vida de mais um trabalhador, a quem politicamente serve a criação de uma atmosfera de comoção nacional contra o movimento Black Bloc, rotulados agora de fascistas e criminosos que mereceriam até mesmo a adoção da pena de morte.

Em primeiro lugar está absolutamente cristalino que a morte de Santiago tem como primeiro alvo demover as manifestações de rua contra o aumento das passagens no Rio e os próprios atos marcados contra a Copa em nível nacional. Em segundo lugar fortalece as vertentes autoritárias do regime democratizante , que objetivam reprimir e criminalizar todos os movimentos sociais em curso, e não somente os "demônios" Black Blocs. Por último definitivamente serve aos barões da mídia " murdochiana" que com o êxito de sua mais nova "peça publicitária" (explorando a tragédia da morte em uma família) reforçam seu poder de barganha ( política e economicamente) junto as classes dominantes nas vésperas de uma eleição presidencial.

A dramática novela criada pela Globo, com a morte de Santiago, que sem dúvida está superando o IBOPE de suas produções tradicionais, revela a estreita cumplicidade da máfia Marinho com os sinistros organismos de repressão policial, herdados desde a época da ditadura militar. A manipulação das imagens eletrônicas e as confissões de " arrependimento" de um P2 nos fazem lembrar muito a farsas montadas por Fleury para justificar torturas e assassinatos covardes. Mas só que desta vez ficou registrado a própria reportagem da Globo News onde indica a verdadeira responsabilidade sobre a morte de Santiago, obviamente negada posteriormente por novas imagens "irrefutáveis" ( sob a ótica da manipulação cinematográfica).

Para aqueles que ainda falam de defender a democracia, demonizar e exigir o linchamento "patriótico" dos Black Blocs só reconduzirá o país aos tempos mais sombrios do regime militar, onde os facínoras criminosos recebiam o "salvo conduto" dos Marinho e Frias da vida enquanto a esquerda guerrilheira( com todos seus possíveis equívocos políticos) era tratada como bandida e terrorista!