sábado, 1 de fevereiro de 2014

Companheira Simone Freitas, militante da LBI e Oposição de Luta,
intervém na assembleia dos professores de Fortaleza

Professores Fortaleza: Por uma
verdadeira greve para barrar os ataques
do prefeito Roberto Claudio (PROS),
filhote da oligarquia dos Ferreira Gomes e aliado do PT!

Ocorreu nesta sexta-feira, 31 de janeiro, em frente à Secretaria de Educação de Fortaleza a assembleia geral do professores. Cerca de 200 companheiros compareceram a atividade convocada pela direção do Sindiute, entidade completamente desacreditada hoje controlada pela Articulação (PT), aliado do governo do prefeito Roberto Claudio (PROS), filhote da oligarquia Ferreira Gomes. A atual direção também conta com a participação do PSTU e da TPOR, apesar da fraude ocorrida nas eleições sindicais, pois estas correntes se recusaram a não assumir a diretoria pelega como propôs a LBI diante das manobras antidemocráticas impostas pela camarilha da CUT. A pequena participação dos professores reflete o profundo desgaste da direção “chapa branca” que atua como verdadeira assessora do secretario de educação, Ivo Gomes (irmão da dupla macabra de Cid e Ciro) no ataque aos trabalhadores e seus direitos. O núcleo dos professores da LBI, que atua como oposição aos capachos da prefeitura, propôs que o sindicato indicasse já na assembleia a data da greve da categoria para fevereiro, mas os pelegos da CUT impuseram com suas manobras burocráticas seguir o calendário distracionista da CNTE que indicou três dias de paralisação midiática para os dias 17,18 e 19 de março.

A companheira Simone Freitas, militante da LBI e ativista da Oposição de Luta, interveio na assembleia propondo um calendário de atividades, com mobilizações nas escolas durante todo o mês de fevereiro, indicando a greve ainda para este mês, tendo em vista que está em curso a mobilização do conjunto do funcionalismo municipal que também visa arrancar um aumento superior aos míseros 5, 79% anunciado pela prefeitura, índice que sequer cobre a inflação no município que, segundo dados oficiais, chegou à casa dos 6,90%. A essa proposta da LBI se somaram o PSTU e a TPOR, que foram obrigados pela paralisia imposta pela diretoria a apoiar a nossa proposta.

Vale salientar que o governo Dilma e o MEC anunciaram um índice de 8, 72% de reajuste para o piso nacional dos professores, quando o índice-aluno previsto na própria lei aprovada ainda no governo Lula deveria ser de 19%. Desgraçadamente, a burocracia da CUT encastelada na CNTE vem sabotando uma verdadeira greve nacional unificada, apenas apontando a manifestação lobista e midiática para março, que desgaste o mínimo possível o PT e seus aliados nos estados, já que estamos em ano eleitoral. Em Fortaleza a dupla de burocratas que dirige o Sindiute, ex-militantes da corrente “O Trabalho”, se bandearam de vez para os braços da oligarquia dos Ferreira Gomes e agora atuam no PT sob as ordens da Articulação.

Como defendeu a companheira Simone Freitas está colocada a mobilização da categoria não apenas para barrar os ataques do prefeito Roberto Claudio e de Ivo Gomes, mas para colocar novamente o Sindiute sob o controle dos trabalhadores, varrendo os pelegos que não passam de capachos da oligarquia reacionária comanda por Cid e Ciro. O núcleo dos professores da LBI mobilizara as escolas para participar da paralisação de março programada pela CNTE, denunciando seus limites e chamando a greve geral nacional da categoria, visando o atendimento do conjunto de nossas reivindicações!