segunda-feira, 6 de outubro de 2014


300 mil acessos do BLOG da LBI em meio a campanha ativa pelo Voto Nulo!

O Blog da LBI atingiu os 300 mil acessos neste 05 de Outubro, justamente quando a militância da LBI a nível nacional desenvolvia uma combativa campanha política em defesa do Voto Nulo para além da internet. Esta “coincidência” não ocorreu por acaso! O Blog da LBI consolidou-se nos seus três anos de existência como um ativo porta-voz da luta política e ideológica na denúncia do circo eleitoral da democracia dos ricos. Em paralelo às atividades de rua e locais de trabalho, como na campanha salarial dos bancários e nos atos públicos, ele é uma referência programática não só para nossos leitores e simpatizantes, mas também para o conjunto da esquerda nacional e internacional. As análises diárias da conjuntura, abordando todos os ângulos da disputa eleitoral e tendo como referência o marxismo revolucionário, possibilitou que nossa corrente trotskista pudesse prognosticar meses antes da “abertura” das urnas deste domingo a caracterização de que Dilma iria disputar um segundo turno duro com o representante preferencial do imperialismo ianque, o tucano Aécio Neves. Para fundamentar nossa “aposta” alertamos na véspera das eleições que a operação responsável por levar Marina Silva ao topo das pesquisas por um curto período após o assassinato de Eduardo Campos (via a queda provocada de seu jato) havia fracassado no objetivo de levá-la ao segundo turno. A razão foi a agressividade da ofensiva desatada pela Casa Branca via o embuste marineiro, o que provocou a resistência de setores importantes da burguesia nacional até então indecisos (como o agronegócio), que acabaram escolhendo a candidatura do PT para melhor defender seus interesses de classe.

O fato do Blog da LBI poucas horas depois do “acidente” com o ex-governador de Pernambuco ter denunciado a operação montada pela CIA para viabilizar a candidatura de Marina a Presidência da República é um prova de sua tremenda importância política, como instrumento ágil, quase “on line”, deste combate político de classe. Ao tempo que a campanha se polarizava, pontuamos que Marina subia artificialmente nas pesquisas, porém a burguesia nativa não havia “batido o martelo” de quem era o “escolhido” para gerenciar seus negócios a frente do Estado burguês. Esta “ressalva” ganhou toda sua importância nos últimos dias, quando Aécio foi ungido pelas classes dominantes para disputar com Dilma o segundo turno. Apesar de mantermos a caracterização que a frente popular deve ganhar esta apertada disputa, desde já alertamos que será uma “guerra” intestina renhida porque a burguesia e o imperialismo querem um mandato frágil do PT para fazer sua transição segura a um eixo conservador sólido em 2018.

O Blog também alcançou a marca dos 300 mil acessos em meio a duras polêmicas com a esquerda revisionista. Esgrimimos nossa “pena” no combate programático ao PSOL, PSTU, PCB e PCO, sempre estabelecendo o debate no terreno da crítica marxista a posição destes partidos de adaptação ao Estado burguês e a democracia dos ricos. Abrimos este debate a partir da análise de que nenhum destes agrupamentos capitalizou as “Jornadas de Junho” no terreno eleitoral e sim a direitista Marina, justamente porque não houve a intervenção da classe operária neste movimento, que chegou a fortalecer tendências fascistizantes como vemos nas urnas agora! Denunciamos desde o financiamento da campanha do PSOL pelos capitalistas, passamos por desmascarar a Frente de Esquerda que o PSTU estabeleceu com o PSOL nos estados e, por fim, abordamos o programa de defesa do “Poder Popular” do PCB integrado ao regime político burguês. Quanto ao PCO nos delimitamos com sua política direitista em defesa da Copa do Mundo e da “liberdade de expressão” para os fascistas como Fidelix atacarem os homossexuais assim como sua política em defesa da “dissolução da PM” pelo próprio Estado burguês. Nesta luta política, realizamos atividades conjuntas em defesa do Voto Nulo com outros grupos políticos, mas denunciamos que a maioria deles tinha optado pela completa inação política negando-se a fazer uma campanha de massas e mesmo entre a vanguarda política. A realização do segundo turno da disputa presidencial obriga estas correntes a saírem desta paralisia e junto com a LBI estabelecer de forma clara e aberta este combate, ainda mais que a “esquerda” legal vai encontrar-se muito pressionada a votar “criticamente” em Dilma no segundo turno!

Mesmo acompanhando o processo eleitoral brasileiro passo a passo, em nenhum momento o Blog da LBI se descuidou da questão internacional. Fomos a primeira corrente a denunciar as manifestações pró-imperialistas em Hong Kong “por democracia” a fim de uma abrir uma cunha imperialista na China, assim como fomos vanguarda na luta contra a ofensiva imperialista na Ucrânia enquanto os grupos revisionistas que ainda se revindicam trotskistas se mantinham em silêncio ou saudavam mais uma “Revolução made in CIA”. O Internacionalismo Proletário é um princípio do BLOG da LBI que neste começo do mês de Outubro chegou a esta marca pequena, porém considerável dos 300 mil acessos empunhando firme a bandeira da Revolução Comunista e da Ditadura do Proletariado! Nesse sentido, desde a equipe de redação da BLOG da LBI agradecemos nossos leitores e simpatizantes pelo apoio nesta senda revolucionária e desejamos vida longa a este importante instrumento de combate revolucionária na Net!