quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015


Explosão em plataforma marítima da Petrobras: Mera coincidência com o ápice da crise ou o início da "tradicional" sabotagem da CIA? 

Nesta quarta-feira (11/02) a tarde uma explosão a bordo do navio plataforma "Cidade São Mateus", fretado desde 2009 pela Petrobras a empresa BW Offshore, deixou 3 trabalhadores mortos e 10 feridos no litoral Norte do Espírito Santo. Outros 6 petroleiros ainda estão desaparecidos. A unidade móvel da BW (CSM), empresa de origem norueguesa, foi uma das cinco alugadas pela Petrobras a esta empresa e operava no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Conforme a Petrobras, a produção de gás é o foco da plataforma, que é escoada totalmente por duto para terra. Segundo os relatos iniciais a explosão teria ocorrido na casa de máquinas e logo atingido a tubulação do gás. Ainda é muito cedo para conclusões mais precisas sobre o trágico acidente que ceifou a vida de quase uma dezena de operários e acidentou gravemente o mesmo número. Porém alertamos que a campanha internacional de destruição da Petrobras não é operada por " anjinhos" que se limitam a torpe publicidade midiática. Conhecemos muito bem a atuação criminosa do Departamento de Estado dos EUA e seu braço armado a CIA em outros episódios recentes da nossa história, nem precisa ir muito longe basta rememorar o "estranho" acidente que vitimou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, até hoje envolto em "sigilo de estado". O certo é que os abutres da nação usarão este acidente fatal para intensificar ainda mais a ofensiva privatista contra a nossa empresa estatal. No momento se impõe estabelecer todo apoio material e humano as vítimas e seus familiares, exigindo uma apuração rigorosa e aberta ao conjunto das entidades sindicais (ao contrário do que ocorreu na queda do avião do presidente do PSB). Nossa integral solidariedade aos bravos petroleiros que arriscando a própria vida e com baixos salários (muitos até precarizados) levam esta empresa a ocupar uma das lideranças mundiais do setor de extração marítima de óleo e gás, uma área de altíssimo risco para vidas humanas. Os chacais e hienas imperialistas não serão vitoriosos em sua sinistra escalada para destruir a Petrobras, a força do proletariado é bem maior!

O cerco político e midiático imposto a Petrobras tornou sua direção ainda mais impotente e covarde diante da ofensiva neoliberal. O "quase silêncio" da estatal diante do grave acidente de hoje comprova esta afirmação. As causas desta explosão, que não é usual para este tipo de embarcação, pois faz menos de um ano quando no dia 30 de abril de 2014, o navio sofreu uma parada total para revisão, com diversos serviços, entre eles a substituição de válvulas e de parte do sistema elétrico, acompanhada pela própria proprietária da plataforma, a BW, um elemento portanto para não haver qualquer tipo de vazamento de gás que pusesse em risco a integridade de seus operários e tripulantes. Nada pode ser descartado na completa investigação do acidente (sob a chantagem de que "lunáticos" enxergam a "teoria da conspiração" em tudo), que a partir de agora deve ser um exigência de todo movimento sindical e popular do país.