sexta-feira, 28 de abril de 2017

UM PRIMEIRO BALANÇO: GREVE GERAL FOI PARCIAL E LIMITADA A POLÍTICA DE COLABORAÇÃO DE CLASSES DA FRENTE POPULAR, PORÉM REFLETIU DE FORMA DISTORCIDA A DISPOSIÇÃO DE COMBATE DAS MASSAS EM DERRUBAR TEMER E SUAS REFORMAS NEOLIBERAIS

Hyrlanda Moreira, dirigente da LBI de punho erguido, 
na vanguarda do ativismo bancário

Uma "Greve Geral" onde a disposição de luta das massas superou a desorganização e a "indisposição" política das burocracias sindicais ligadas a Frente Popular em preparar uma efetiva paralisação nacional de todas as categorias. Mais uma vez o setor de transportes foi a vanguarda da greve na maioria das capitais do país, poucas categorias vinculadas a produção industrial paralisaram suas atividades, os bloqueios de estradas existiram, impulsionados por piqueteiros mas foram minoritários no mapa global da greve. No campo o MST não orientou as ocupações de terras produtivas (agronegócio) e tampouco o MTST protagonizou confrontos nas periferias urbanas. Toda a política das velhas direções traidores esteve voltada neste dia 28/04 para as passeatas e comícios eleitorais, onde o PT e em menor escala o PSOL pudessem aparecer como os "campeões" do Fora Temer, isto quando na véspera o Congresso Nacional de bandidos teve toda a tranquilidade para aprovar o desmonte da CLT.

Antônio Sombra (CCCP) e Marco Queiroz
na panfletagem delimitando com o reformismo 
Capítulo a parte foi a conduta dos governadores petistas, como Camilo Santana do Ceará, que reprimiu violentamente com sua PM assassina os trabalhadores rodoviários que esboçaram participação na greve geral. A estratégia política do PT e seus satélites como o PCdoB e PSOL, é convencer as massas que a única forma de efetivar o "Fora Temer" será nas próximas eleições presidenciais em 2018 e até lá seguirá com a tática da pressão parlamentar sobre um Congresso de mafiosos que aprovará o conjunto da pauta neoliberal imposta pelos rentistas. Lula se apresenta então como a única "esperança nacional" diante do desastre golpista. 

Cida Albuquerque, do núcleo dos professores da TRS 
e a nova geração de militantes da LBI 
Neste momento a burguesia nacional coloca suas fichas em duas apostas simultâneas e não contraditórias entre si: Primeiro esgarça ao máximo o achaque a figura de Lula pela via da "República de Curitiba" e sua mídia "murdochiana", para depois assegurar juridicamente ao mesmo Lula (já bastante debilitado) a chance de poder concorrer novamente ao Planalto. Posto os ovos nos dois cestos a burguesia assegura que a Frente Popular irá cumprir sua função de conter a radicalidade do movimento de massas nos marcos institucionais. O norte programático dos Comunistas Leninistas deve focar suas atenções na vigorosa denúncia da tática distracionista do PT e PSOL (incluindo seus apêndices:PCdoB, MAIS, PCB), convocando o proletariado a centralizar sua justa ira contra o golpismo na organização de uma greve geral por tempo indeterminado, como um elemento central estratégico na construção de uma alternativa de poder revolucionário dos trabalhadores.

Militância da LBI participa do corte da Rodovia Dutra
no limite dos municípios de Guarulhos e São Paulo