quarta-feira, 28 de junho de 2017

DIREÇÕES SINDICAIS BUROCRÁTICAS DOS BANCÁRIOS E URBANITÁRIOS SABOTAM ATÉ MESMO A PARALISAÇÃO NACIONAL DE LOBBY PARLAMENTAR PELAS “DIRETAS JÁ”: OPOSIÇÕES CLASSISTAS DA TRS CONVOCAM UMA VERDADEIRA GREVE DE MASSAS PELA BASE PARA DERRUBAR TEMER!

Hyrlanda Moreira, dirigente do MOB, na assembleia geral bancária para organizar o dia 30
Durante esta semana estão ocorrendo assembleias de base em todo o país para discutir a participação das categorias no dia nacional de luta marcado para 30.06 pelas centrais sindicais. Essa atividade, antes convocada com o caráter de "Greve Geral" de 24hs, foi transformada em manifestações e atos domesticados de lobby parlamentar pelas "Diretas Já" pela Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo. Ocorrida em 27/06, a assembleia dos bancários do Ceará aprovou de forma artificial a participação da categoria no protesto desta sexta-feira. Foi uma reunião completamente esvaziada, sem a base e que contou com a presença de umas 40 pessoas, em sua maioria burocratas sindicais liberados. O caráter midiático da assembleia revela o empenho que as direções traidoras do movimento têm para sabotar a já limitada "paralisação" de apenas um dia e, certamente, não é um fato isolado, pois várias categorias sofreram a paralisia de suas direções. Essa política expressa bem a sua indisposição em radicalizar e canalizar a insatisfação dos trabalhadores para realmente derrubar Temer e suas reformas antioperárias pela ação direta dos explorados, preferindo o caminho da conciliação para salvaguardar o regime em crise, além de capitalizar o desgaste do governo golpista para o terreno das próximas eleições.O MOB, organizado pela TRS, interveio na assembleia com seu panfleto conjunto com as demais oposição combativas impulsionadas pela LBI, denunciando essa manobra e traição das centrais pelegas e reformistas em, depois de uma trégua de dois meses desde a última greve geral (28 A), recuarem da greve geral do dia 30, transformando-a em um mero “dia de luta” em pró das “Diretas já” no sentido de legitimar um governo burguês parido das urnas. Também foi distribuído a nota das oposições ligadas à TRS chamando a atropelar essas direções vendidas e construir pela base uma greve geral por tempo indeterminado até a derrubada do governo Temer e suas reformas neoliberais pela ação direta e métodos históricos de luta dos trabalhadores, com piquetes e ocupações de fábricas, terras e fechamento de estradas.

Oposição dos Urbanitários/TRS convoca a base da categoria para piquetes
Por sua vez, a Oposição Unidade na Luta dos Urbanitários impulsionada pela TRS-LBI panfletou na base da categoria a nota convocando a paralisação na Cagece para este 30.06. Essa mobilização ocorreu um dia após a realização da assembleia do Sindiágua totalmente esvaziada. Tudo ocorreu como a direção do sindicato desejavam, ou seja, praticamente ninguém compareceu à sede do sindicato. A assembleia havia sido convocada para às 17:30, com intuito explicito de que fosse esvaziada, porque, como sabemos, a tradição da categoria é realizar suas assembleias pela manhã, durante o expediente de trabalho e na praça em frente a sede da Cagece. 

Reunião nos locais de trabalho de militantes da TRS
com operários denuncia a paralisia do sindicato

Já passavam das 18:00 e o auditório do sindicato estava completamente vazio. Quando, enfim a assembleia foi instalada havia apenas 23 pessoas no auditório, incluindo dois funcionários do sindicato. Isso significa que nem mesmo a diretoria do sindicato, que tem mais de 60 membros, foi convocada. Sem qualquer discussão sobre a greve, o presidente do sindicato, Jadson Sarto, pôs em votação a participação do Sindiágua na manifestação do dia 30/06, que foi aprovada por unanimidade, e somente depois abriu inscrições para intervenções. 

Atraso e esvaziamento do assembleia:
uma prova do desprezo da burocracia sindical com a luta dos urbanitários
A oposição Unidade na Luta nos Urbanitários esteve presente distribuindo uma nota em que denunciamos a sabotagem da greve geral pela cúpula burocrática das centrais sindicais em nível nacional e na base da categoria pela direção do Sindiágua. Durante esta semana, na base da categoria e nos locais de trabalho, organizamos delegações para irem ao ato do dia 30, opondo-se ao caráter de conciliação de classes imposto pelas direções reformistas, como a CTB!

Cida Albuquerque, dirigente da Oposição de Luta dos Professores-TRS,
intervém em defesa da Greve Geral Insurreicional
Além dessas categorias, militantes da TRS nos trabalhadores gráficos, professores, operários químicos e rodoviários fizeram panfletagens em nível nacional. Nestas atividades, as Oposições classistas impulsionadas pela TRS-LBI lançam um chamado franco à toda vanguarda classista, a grupos políticos, sindicais e organizações marxistas para juntos convocarmos um Congresso Nacional de Trabalhadores que aprove uma plataforma de centralização das lutas como alternativa a farsa de uma saída eleitoral nos marcos da institucionalidade burguesa, organizando desde a base das categorias uma verdadeira greve geral de massas, ativa, insurreicional por tempo indeterminado!


Militante gráfico da TRS mobiliza no seu local de trabalho