quarta-feira, 8 de novembro de 2017

REUNIÃO NACIONAL DE ENTIDADES CLASSISTAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E ESTUDANTIS PARA DEBATER A REORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA: ORGANIZAR UM CONGRESSO NACIONAL DE BASE DOS TRABALHADORES COMO UM EMBRIÃO DE ORGANISMO DE PODER PROLETÁRIO E SOCIALISTA!

Logo após o dia nacional de luta de 10 de novembro, ocorre no Rio de Janeiro, a reunião nacional de entidades classistas, movimentos sociais e estudantis para debater a reorganização da classe. A LBI, as entidades e Oposições Sindicais impulsionadas pela TRS participam dessa iniciativa para apresentar a necessidade da convocação de um Congresso Nacional de Base dos Trabalhadores. Longe de propor a unificação dos aparatos sindicais existentes (CUT, Conlutas, Intersindical...) ou mesmo a aproximação com iniciativas políticas no marco da Frente Popular petista como o "Vamos", defendemos que os sindicatos e entidades presentes nesta reunião discutam a convocação pela base de um amplo e democrático Congresso Nacional dos Trabalhadores agrupando o movimento operário, popular, camponês e estudantil, que deve ser forjado como uma alternativa de poder dos trabalhadores diante do circo eleitoral da democracia dos ricos que se aproximam e frente a paralisia política imposta pela burocracia sindical que deseja apenas desgastar o golpista Temer para desviar as luta para o terreno eleitoral. As entidades e Oposições classistas impulsionadas pela TRS-LBI lançam um chamado franco à toda vanguarda classista, a grupos políticos, sindicais e organizações marxistas para juntos convocarmos um Congresso que aprove uma plataforma de centralização das lutas como alternativa a farsa de uma saída eleitoral nos marcos da institucionalidade burguesa. O seu caráter não é meramente sindical e sim o embrião de um organismo político de frente única capaz de agrupar todos os setores explorados do país para assentar as bases de um poder de novo tipo, proletário e socialista!

O mais dramático é que o ódio da população com a escancarada corrupção burguesa e a descrença com as instituições do regime político aumentam mas a esquerda reformista (PT, PCdoB e PSOL) trabalha por desviar essa "puteza" para o terreno eleitoral, minando a ação direta e radicalizada das massas. Por este motivo, enquanto sabotaram a construção de uma Greve Geral de massas e ativa com piquetes, ocupações e corte de estradas, priorizaram domesticados os atos de pressão parlamentar, uma espécie de campanha eleitoral antecipada para Lula ou mesmo para o PSOL. Somente com a mudança radical de perspectiva política do movimento de massas poderemos derrotar o ajuste rentista iniciado por Dilma e que seu ex vice-presidente tenta concluir. Por esta razão diante do agravamento da crise do regime burguês os Marxistas publicitamos a necessidade da organização de uma Greve Geral por tempo indeterminado, rejeitando os “escapes” democráticos (diretas ou constituinte), ao mesmo tempo que forjamos embrionariamente a consciência dos exploradores na senda da construção de seu próprio poder estatal, o Governo Operário e Camponês, como um sinônimo político da Ditadura do Proletariado.

Para derrubar Temer, suas reformas neoliberais e o regime burguês é preciso convocar uma Greve Geral de massas, ativa e insurrecional por tempo indeterminado e superar os “dias de luta” impostos pela burocracia sindical que não passam de instrumentos de pressão sobre o congresso de bandidos! Neste momento de aguda crise política e econômica, com o avanço da recessão sobre as costas dos trabalhadores, onde os governos burgueses de todos os matizes políticos e a patronal impõem arrocho salarial e até mesmo reajuste “zero” para os servidores públicos, escalonando e atrasando os salários, é preciso radicalizar nossa luta direta com ocupações de fábricas, terras, piquetes, paralisações nos bancos e escolas, construindo um embrião de poder dos explorados.

A única saída realmente progressista diante da barbárie capitalista é por abaixo a ditadura de classe da burguesia e construir o novo Estado Operário, a falência histórica da democracia formal emoldurada pelas elites reacionárias já demonstrou para os trabalhadores que sua única alternativa é a luta pela Revolução Proletária! Aproveitaremos esta reunião para defender que é tarefa da esquerda classista e revolucionária, assim como de todas as entidades democráticas e populares empreenderem uma jornada nacional de luta e denúncia política da farsa da Lava Jato, uma operação jurídico-político voltada a atacar o conjunto do movimento operário! Nossa militância combaterá nas ruas o embuste da Operação “Lava Jato” assim como a LBI combateu o julgamento farsa do “Mensalão” chamando neste momento a unificar na mesma pauta programática a luta contra a ofensiva neoliberal que pretende subtrair nossos direitos sociais e políticos, tarefa que deve ser combinada com a defesa incondicional de todos os militantes políticos da esquerda que se postam no campo nacional, democrático e popular. Essa conduta não significa apoio a política de colaboração de classes de Lula e do PT.

O movimento operário e popular não pode estar subordinado as variantes burguesas que se postulam como alternativas de governo diante da crise estrutural do regime capitalista. A vanguarda classista do proletariado deve começar a debater e organizar sua própria alternativa de poder em oposição frontal ao Bonapartismo que surge para ocupar o espaço vazio da falência política da Frente Popular. O PT já demonstrou que não tem nenhum interesse em derrocar o governo golpista de Temer, quando muito acena com a proposta de antecipação de novas eleições, um verdadeiro "presente de natal" para os planos nefastos de Moro e sua famigerada Lava Jato. Somente o combate ideológico por um poder revolucionário, produto da luta direta do proletariado e não das viciadas eleições burguesas, poderá apontar um norte socialista para a catástrofe em curso do regime capitalista, construindo um autêntico Governo Revolucionário dos Trabalhadores!

HYRLANDA MOREIRA - MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO BANCÁRIA (MOB) - CE
ISABEL TEIXEIRA - OPOSIÇÃO METALÚRGICA/GUARULHOS - SP
CIDA ALBUQUERQUE - OPOSIÇÃO DE LUTA DOS PROFESSORES - CE
AURIMAR FEITOSA - OPOSIÇÃO COMBATIVA DOS PETROLEIROS - RN
ANTONIO LUIZ - OPOSIÇÃO UNIDADE NA LUTA - URBANITÁRIOS - CE
ANTÔNIO SOMBRA - OPOSIÇÃO DOS PROFESSORES/MARACANAÚ - CE

TENDÊNCIA REVOLUCIONÁRIA SINDICAL
LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA