segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

2018 ANO KARL MARX: DUZENTOS ANOS DE UMA VIDA E OBRA DEDICADAS AO PROLETARIADO MUNDIAL!


O genial Karl Heinrich Marx, foi o segundo de 9 filhos, nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris (na época Reino da Prússia), em uma família judaica de classe média. Em 1830, mesmo ano em que eclodiram na Europa diversas revoluções, foi estudar na Liceu Friedrich Wilhelm, mais tarde, ingressou na Universidade de Bonn no curso de Direito, transferindo-se um ano depois para a Universidade de Berlim, tendo como professor e reitor o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Em Berlim, é preso por “perturbar a ordem com alarido noturno e bebedeira” e indiciado por “porte ilegal de arma”.

Dois semestres após sua transferência, Karl Marx começou a perder seu interesse pelo Direito, preferindo as áreas da Filosofia – frequentava poucas aulas, todas na área de Filosofia e História. Ingressou no Clube dos Doutores, uma agremiação de discípulos de Hegel, onde passava dias e noites discutindo. Na mesma época, conheceu Jenny von Westphalen, filha de um barão da Prússia, com quem ficaria noivo em sigilo dos pais, já que nenhuma das duas famílias aprovava a união. Karl Marx conseguiu o título de doutor em Filosofia em 1841, mas foi impedido de seguir carreira acadêmica em consequência do governo reacionário da época; tornou-se então redator-chefe da Gazeta Renana (“Rheinische Zeitung”).

Trabalhar na redação do jornal fez com que Karl Marx se colocasse frente a problemas concretos de natureza política e econômica; entretanto, negava fortemente o comunismo. A Gazeta foi fechada após uma série de ataques ao governo prussiano, e Marx se mudou para Paris – logo após se casar com Jenny von Westphalen, no dia 19 de junho de 1843 , editando junto a Arnold Ruge os Anuários Franco-Germânicos. Na cidade, Karl Marx viveu um tempo em uma “comunidade socialista“ , a qual rompeu em consequência de vários debates e embates políticos, com os membros da comunidade, conheceu diversos socialistas franceses e a Liga dos Justos (o que mais tarde se tornaria a “Liga dos Comunistas“). No ano seguinte, em 1844, Engels visitou Marx por alguns dias, da amizade que nasceu entre os dois saíram algumas das obras mais importantes de crítica ao sistema capitalista. Durante o tempo em que viveu em Paris, Karl Marx intensificou seus estudos sobre a história da França, o socialismo utópico e economia política, produzindo os “Manuscritos Econômico-Filosóficos“. Segundo Engels, foi nessa época que Marx aderiu aos ideais socialistas.

O governo prussiano conseguiu entrar em acordo com os franceses para que estes expulsassem Marx do país em 1845. O filósofo se mudou então para Bruxelas, junto à sua esposa e Engels, onde fundou, com apenas 17 membros, o primeiro partido comunista do mundo, que posteriormente deu origem a I Internacional. Mas foi em Bruxelas que, anos mais tarde, a dupla de pensadores escreveria “O Manifesto Comunista“, além de outros textos. Karl Marx foi à Londres por pouco tempo, retornando à cidade durante a Revolução de 1848. Na cidade, Marx viveu em condições extremamente limitadas, tendo sua sobrevivência praticamente financiada por seu grande amigo Engels, sua casa, seus móveis e até suas roupas eram penhorados. De seu casamento com Jenny nasceram 7 filhos, mas devido às péssimas condições em que a família vivia em Londres, apenas 3 conseguiram chegar à idade adulta. Karl Marx teria mais um filho com Helena Demuth, mas pediu para que seu camarada Engels assumisse a paternidade da criança, o que de fato aconteceu.

Apesar de sua condição material precária de vida, conseguiu publicar o primeiro de três volumes de seu livro “O Capital", o livro passou quase que despercebido pela crítica, sobrando ao próprio autor a tarefa de fazer resenhas críticas positivas e negativas. Em 1848, foi expulso de Bruxelas, novamente se mudou com sua família e Engels, dessa vez para Colônia, quarta maior cidade da Alemanha, onde fundou o jornal “Nova Gazeta Renana“ , que não duraria muito tempo, no ano seguinte, após ataques às autoridades foram mais uma vez expulsos pelo governo. Retornaram à Paris, mas foram proibidos de permanecer em território da França. Conseguiram finalmente, depois de uma campanha financeira promovida por Ferdinand Lassalle, se fixar em Londres, onde Karl Marx viveu até sua morte, em 14 de março de 1883.