sábado, 28 de julho de 2018

ACERCA DOS INCÊNDIOS DESASTROSOS NA GRÉCIA
Por KKE (Partido Comunista da Grécia)


Reproduzimos abaixo o artigo sobre os incêndios na Grécia elaborado pelo KKE (Partido Comunista da Grécia) que deixou dezenas de mortos. O KKE é um dos últimos partidos da anturragem stalinista que ainda se mantém fiel as tradições Marxistas-Leninistas, apesar da liquidação contrarrevolucionária da URSS, tanto que tem o apoio crítico da LBI em embates fundamentais da luta de classes na Grécia. No texto abaixo, se denuncia que os trabalhos de proteção contra os incêndios, assim como os projetos preventivos contra as inundações e os tremores de terra não foram executados porque eles representam um custo sem lucro para os capitalistas, o Estado burguês e o governo socialdemocrata do SYRIZA.

O KKE exprime suas condolências às famílias das vítimas dos incêndios na região de Nea Makri e Rafina. Ele apoia as dezenas de feridos e as milhares de pessoas que viram seus bens serem consumidos pelo fogo nos incêndios que atingiram a Ática Leste e a Ática Oeste. O KKE exige do governo que mobilize todas as forças necessárias do mecanismo estatal para apoiar os habitantes destas regiões. O governo deve tomar todas as medidas necessárias para este fim:

1. Registar imediatamente as pessoas desaparecidas e informar de maneira responsável suas famílias e todos aqueles que procuram os seus próximos.
2. Tomar medidas imediatas para apoiar as estruturas sanitárias locais com pessoal e serviços de cuidados para aqueles que necessitam.
3. Tomar medidas imediatas para garantir a segurança de alojamento, limpeza, higiene, vestuário e alimentação das famílias que foram afetadas pelos incêndios.
4. Proceder à reabilitação imediata do abastecimento de água e eletricidade nas zonas afectadas.
5. Registar de imediato os danos proceder à indemnização total das lojas, do equipamento, das mercadorias dos trabalhadores independentes e das pequenas empresas, assim como das propriedades das famílias de trabalhadores e das famílias populares.

As dezenas de mortos e feridos acrescentam-se às vítimas das inundações da Ática do Oeste há 8 meses. As destruições incalculáveis nas casas, lojas, empresas artesanais acrescentam-se as inumeráveis consequências devastadoras com que as camadas operárias e populares da Ática são confrontadas desde há numerosos anos após os tremores de terra, as inundações e os incêndios. Os bombeiros evitaram um acidente industrial maior com consequências imprevisíveis, pois as chamas atingiram a cerca de uma grande refinaria.

As catástrofes naturais encontram uma Ática sem proteção e as infraestruturas, que devem enfrentar as consequências destas catástrofes, em descalabro total. Apesar dos esforços heroicos dos bombeiros e das pessoas envolvidas na gestão das catástrofes naturais, é previsível que depois de tais fenómenos experimentaremos novas vítimas e novos desastres incalculáveis afetando bens do povo e riquezas naturais. Tudo isso porque não há verdadeira planificação para preveni-las e enfrentá-las.

O governo, os atores estatais responsáveis e a região da Ática conhecem em pormenor as penúrias de pessoal, de meios e de infraestruturas necessárias para prevenir e tratar de imediato tais fenómenos. O KKE, quando de um evento importante em 10 de Maio, havia alertado contra as principais lacunas identificadas no início do período de luta contra os incêndios e havia feito propostas substanciais sobre as questões da prevenção e da proteção da vida humana e do ambiente. Contudo, nenhuma questão de fundo foi resolvida.

Os anúncios feitos pelo primeiro-ministro em conferências sobre o desenvolvimento da Ática do Oeste e do Leste revelaram-se palavras vazias. Os trabalhos de proteção contra os incêndios, assim como os projetos de proteção contra as inundações e os tremores de terra não foram executados porque eles representam um custo sem lucro para os capitalistas e para o Estado burguês. As necessidades das famílias operárias e populares tornam-se literalmente um sacrifício em proveito do crescimento dos lucros das empresas.

O KKE apela aos seus membros e amigos, assim como aos membros da KNE, a tomar a iniciativa, pela ação junto dos sindicatos e das outras organizações de massa na Ática, de organizar a solidariedade junto às pessoas afetadas pelos incêndios. Organizar a assistência imediata daqueles que estão necessitados reunindo a ajuda material e organizando o trabalho benévolo. Conduzir a luta pela organização exigindo trabalhos e infraestruturas que respondem às suas necessidades.

27/Julho/2018