sábado, 8 de setembro de 2018

LBI INTERVÉM NO “GRITO DOS EXCLUÍDOS” EM SP: COMBATE MILITANTE CONTRA AS DUAS VARIANTES DO ELEITORALISMO (PT E PSOL) E DEFESA DA REVOLUÇÃO PROLETÁRIA COMO ALTERNATIVA À POLÍTICA DE COLABORAÇÃO DE CLASSES

Coluna da LBI no Grito dos Excluídos

A militância da LBI interveio nas atividades do “24º Grito dos Excluídos” realizadas nesse 7 de Setembro em São Paulo. Foram distribuídos centenas de panfletos nos dois atos políticos realizados nesse feriado da “Independência Nacional”. A manifestação na Praça Osvaldo Cruz, na Av. Paulista, foi hegemonizada pelo PT, CUT e MST, constituindo-se em um verdadeiro palanque eleitoral para as candidaturas da Frente Popular. Por sua vez, a atividade realizada no Largo do São Francisco agrupou a frente eleitoral entre PSOL e PCB. O PSTU também participou na manifestação na condição de satélite da “Frente de Esquerda”. O ponto em comum dos dois atos foi a política de patrocinar ilusões no circo eleitoral fraudado da democracia dos ricos.

Militância da LBI demarca com a política burguesa de Suplicy "olho no olho"
Nossa militância foi firme na denúncia da política de colaboração de classes do PT, inclusive erguendo a faixa da LBI “Não a Conciliação! Saída para crise é a Revolução” no ato da Avenida Paulista. Ao mesmo tempo, polemizamos com os dirigentes do PT que impulsionam uma política de se comprometer com a burguesia a levar a cabo o ajuste fiscal neoliberal visando garantir a ida de Haddad para o segundo turno. Esse embate se deu com o próprio candidato a Senador do PT em São Paulo, Eduardo Suplicy.


Além de enfrentar a Frente Popular petista, a militância da LBI fez a delimitação com a política do PSOL-PCB ao intervir no ato no Largo do São Francisco. Usamos nossa fala para alertar a militância presente que a candidatura Boulos pelo PSOL não passava de um “puxadinho do PT”, copiando a plataforma neodesenvolvimentista. Defendemos a construção de uma alternativa revolucionária para a classe trabalhadora contra as instituições do regime político bastardo.

Porta-Voz da LBI intervém no ato do Largo São Francisco, centro de São Paulo
Por fim, polemizamos com a linha direitista do PSTU de não combater o golpe institucional e defender a prisão de Lula, pontuando que essa orientação vergonhosa era uma ruptura com o legado de Trotsky na medida que esta ofensiva reacionária se direciona ao conjunto da esquerda e do movimento de massas. Nesse sentido, encerramos nossa fala reivindicando os 80 anos de fundação da IV celebrado a poucos dias atrás, reafirmando que o autêntico Trotskismo se posta na trincheira da luta direta e operária contra o fascismo e o imperialismo, sem capitular ao reformismo e a política de colaboração classes da Social democracia.