terça-feira, 14 de abril de 2020

PANDEMIA DE MISÉRIA NO REINO IMPERIALISTA: INGLATERRA TRIPLICOU O NÚMERO DE PEDIDOS POR ALIMENTOS GRATUITOS


A “Rede Independente de Ajuda Alimenta” afirma que na Grã-Bretanha, o número de pessoas assistidas por bancos de alimentos aumentou 300% desde o início da pandemia do coronavírus.  As instituições de caridade estão pedindo ao governo britânico que intervenha urgentemente. A fome está crescendo entre os britânicos confinados, já que milhares de pobres e desempregados se voltaram para instituições de caridade, sem a obtenção de recursos pelos próprios meios. Estima-se que no Reino Unido existam cerca de 15 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. É a profunda crise capitalista que faz países imperialistas e imperializados se assemelharem cada vez mais, fato que já é evidente nos EUA e agora se espalha pela Europa.  Apenas três semanas após o início do confinamento, a Food Foundation relata que 1,5 milhão de britânicos não comem regularmente porque não têm dinheiro ou acesso a alimentos. No total, cerca de 3 milhões de pessoas vivem em casas onde alguém foi forçado a “pular” certas refeições.  Mais de um milhão de pessoas relatam que perderam toda a sua renda devido à crise econômica e mais de um terço delas diz que não tem direito a nenhum auxílio público do Estado.


A fundação é apoiada por uma pesquisa “YouGov” realizada esta semana na Inglaterra, Escócia e País de Gales. Sua diretora, Anna Taylor, disse que a crise era grande demais para deixá-la nas mãos de bancos de alimentos e autoridades locais sem financiamento:"É necessário um investimento urgente e substancial do governo central que deve colocar o dinheiro diretamente nos bolsos das famílias que não podem se dar ao luxo de comer". As instituições de caridade que administram os bancos de alimentos estão lutando para lidar com um grande aumento de pessoas que procuram por pacotes de emergência. Sabine Goodwin, coordenadora da Rede Independente de Ajuda Alimentar, disse temer que o governo conservador demore a responder e que a situação fique fora de controle: "Os bancos de alimentos da nossa rede estão vendo um aumento de até 300% nas solicitações em comparação com esse período do ano passado, mas ainda estão lutando para obter alimentos adequados suficientes". As autoridades locais confirmam as reivindicações da Food Foundation.  Em Liverpool, por exemplo, houve um aumento de 150% nas subvenções de emergência do conselho da cidade para pessoas que não têm comida ou dinheiro para eletricidade desde a quarentena. A cidade possui uma rede altamente desenvolvida de bancos de alimentos e instituições de caridade que rapidamente expandiram suas operações nas últimas semanas. O “FareShare”, o distribuidor excedente de alimentos, agora abre mais horas em Liverpool, das 7h às 22h, e distribuiu 380.000 libras de alimentos para famílias carentes nos últimos cinco dias.

A vice-prefeita de Liverpool, Jane Corbett, disse que a caridade não basta por si só.  As prefeituras não podem pagar pelo impacto da crise sem financiamento do governo central: “A fragilidade do nosso atual sistema de seguridade social está agora sendo exposta;  pressão extrema nos bancos de alimentos é apenas um exemplo claro.  Nosso orçamento foi reduzido em 63% desde 2013”. O número de pessoas que passaram fome nas últimas três semanas é 2 vezes maior do que aqueles que passaram fome durante um ano inteiro nos últimos tempos, de acordo com a Dra. Rachel Loopstra, professora de nutrição da  Faculdade de Londres: "O confinamento de Covid-19 teve um impacto rápido e devastador na capacidade da população de acessar comida suficiente, tanto por razões econômicas quanto por auto-isolamento". Enquanto o governo central de Boris Jonhson faz demagogia para culpar a UE pela crise econômica na Inglaterra, promovendo o Brexit, o aumento da miséria e fome no coração do imperialismo britânico revela que a questão da crise não se restringe aos laços com a União Europeia, é um produto estrutural do modo de produção capitalista.