sexta-feira, 24 de abril de 2020

PANDEMIA DE “RESGATES” NOS EUA: ATÉ A INDÚSTRIA BÉLICA DA MORTE RECEBE BILHÕES DO FED


Nos últimos dias, em pleno pico de milhares de mortes por Covid-19 em território norte-americano, o Pentágono e a OTAN aumentaram acentuadamente seus bombardeios aéreos contra a empobrecida nação africana da Somália, mesmo quando a pandemia de coronavírus ameaça devastar sua população deste país. Também continuam as crescentes ameaças de guerra contra o governo Maduro na Venezuela. A Casa Branca permanece apoiando a guerra genocida liderada pela Arábia Saudita contra o povo do Iêmen. No estreito de Ormuz, no golfo Pérsico, Trump ordenou que sua marinha de guerra abrisse fogo contra embarcações militares do Irã. Em nenhuma nação do planeta esse impulso de guerra imperialista encontra mais expressão do que nos EUA, onde um enorme resgate financeiro está sendo organizado pelo FED para “blindar” a poderosa indústria bélica da morte.

Com dezenas de milhões de trabalhadores desempregados, muitos enfrentando fome e enormes filas para conseguir alimento, o governo Trump e os governadores estaduais iniciam um planejamento para  forçar um retorno prematuro ao trabalho. Enquanto a quarentena não é totalmente revogada, bilhões e bilhões de dólares estão sendo gastos pelo Tesouro para a indústria armamentista e para sustentar os lucros obscenos  deste setor da burguesia ianque, que acumula fortunas geradas para seus principais acionistas corruptos.

A principal “corretora” da venda de armas para o Pentágono, a subsecretária de Defesa Ellen Lord, afirmou em entrevista coletiva na última segunda-feira(20/04)que cerca de US$ 30 bilhões já foram canalizados para os fabricantes de armas na forma de pagamentos antecipados de contratos existentes, além de bilhões de dólares aprovados pelo Congresso, que já injetou trilhões de dólares nos mercados financeiros. Ellen indicou que muito mais dinheiro será distribuído aos “armeiros” quando o Congresso aprovar outro pacote de estímulo. Perguntada por uma repórter quanto seria necessário para garantir aos Mercadores da Morte de Washington cobrir perdas financeiras devido à pandemia de coronavírus, ela respondeu: "Estamos falando bilhões e bilhões sobre esse assunto". Ellen  Lord acrescentou que a primeira prioridade desse programa de ajuda era o "processo de modernização do complexo nuclear".

O caráter "muito particular " dessas grandes empresas da morte também foi observado em uma coluna financeira publicada no New York Times: "Oportunidade no complexo industrial militar". Apontando para o orçamento projetado do Pentágono de US$ 741 bilhões para o próximo ano, o Times aconselha: “Essa combinação de dólares federais e peso corporativo pode representar uma oportunidade para investidores que não se importam em lucrar com a guerra. Uma aposta modesta em um fundo mútuo ou fundo negociado em bolsa que compre ações de empresas aeroespaciais pode ajudar a amortecer a profunda recessão 
provocada pelo coronavírus”.

Em resumo a burguesia ianque pode acumular uma soma substancial de capital em meio a pandemia e matando povos oprimidos. Para o proletariado norte-americano, a tarefa revolucionária colocada no próximo período não será votar no candidato Democrata, um dos maiores entusiastas do complexo de guerra imperialista, mas a de organizar a sublevação das massas para enterrar o carniceiro Trump.