sábado, 18 de abril de 2020

PANDEMIA GLOBAL: COMO UMA DAS MAIS CORRUPTAS BIGPHARMAS PLANEJA “ENCURTAR A CURA” DA COVID-19?


Em agosto de 2001, a grande empresa biofarmacêutica BioPort enfrentou um desastre iminente. Uma série de escândalos envolvendo graves reações adversas à saúde entre as tropas dos EUA estavam fazendo com que o Pentágono reconsiderasse seu contrato de vários milhões de dólares para fornecer aos militares ianques uma vacina contra o Antraz. Formada com o único objetivo de adquirir uma empresa pública em Michigan que possuía a licença exclusiva para fabricar a única vacina contra Antraz aprovada pela FDA nos Estados Unidos, a BioPort procurou expandir rapidamente o tamanho e o escopo de seus contratos com as forças armadas dos EUA. Essa estratégia foi possível graças ao almirante William Crowe, ex-comandante geral das Forças Armadas, que se converteu em corretor do monopólio de vacinas da BioPort e na subsequente e agressiva contratação de ex-funcionários do governo como lobistas. No entanto, logo após fechar esses contratos de vários milhões de dólares e garantir o monopólio das vacinas contra o antraz, a BioPort declarou que estava enfrentando dificuldades financeiras e posteriormente foi “resgatada” com um aporte estatal na ordem de US$24 milhões a pedido do Pentágono, que citava “preocupações de segurança nacional” como justificativa para o conceder o subsídio. A BioPort foi renomeada e reembalada como “Biosolutions Emergent” em 2004, como uma tentativa de limpar sua imunda trajetória. Mas sua história de corrupção de forma alguma impediu a BioPort de aproveitar a crise da pandemia global de Covid-19. Em 10 de março, a Emergent anunciou uma parceria com a Novavax para produzir uma vacina Covid-19, uma vacina também apoiada pela Coalizão de Inovações para a Preparação da Epidemia (CEPI), apoiada por Bill Gates. O CEPI já havia feito parceria com a Emergent Biosolutions, dando a eles um contrato de mais de US$ 60 milhões em 2018. Recentemente a Emergent expandiu ainda mais sua parceria com a NovaVax no final março.

Apenas 8 dias após a parceria com a Novavax, a Emergent fez parceria com mais um produtor de uma candidata a obter a vacina Covid-19, a VaxArt. Diferente da vacina Emergent-Novavax, a vacina candidata coproduzida com a VaxArt será oral e em forma de pílula, “oferecendo enormes vantagens logísticas na implementação de uma grande campanha de vacinação”, de acordo com o CEO da VaxArt Wouter Latoud. Enquanto o apoio a dois dos candidatos mais proeminentes a vacina para o Covid-19 oferece à Emergent uma vantagem em termos de lucro com o que quer que as vacinas acabem sendo aprovadas para uso pelo governo, a estrela da Emergent aumentou durante a atual crise do Coronavírus, em grande parte graças aos seus dois exames experimentais  tratamentos com plasma. Anunciado apenas um dia após a parceria com a vacina Novavax, o primeiro tratamento experimental de plasma sanguíneo do Emergent envolve a associação e concentração de plasma sanguíneo de pacientes recuperados do Covid-19, enquanto o segundo usa plasma retirado de cavalos que foram injetados com partes do vírus. Esses tratamentos foram programados para começar os ensaios clínicos ainda este ano, mas foram amplamente auxiliados pela BARDA do HHS, que fica sob a autoridade de Robert Kadlec. Agora, espera-se que esses tratamentos iniciem os testes da Fase II no final do verão norte-americano.

Em 3 de abril, a BARDA concedeu à Emergent Biosolutions US $ 14,5 milhões pelo desenvolvimento de seu tratamento com plasma sanguíneo. Embora a soma seja menor do que outros contratos que a Emergent recebeu da BARDA no passado, a parceria permite que a Emergent supere seu maior obstáculo no desenvolvimento deste produto, um suprimento maciço de plasma sanguíneo de pacientes recuperados do Covid-19. Graças à parceria com a BARDA, a Emergent obterá acesso a doações de sangue feitas pelo Covid-19 recuperado a centros de sangue públicos. A Dra. Lisa Saward, executiva da Emergent, confirmou isso em uma recente entrevista ao TechCrunch, afirmando que “estamos superando a falta de material de origem”, ou seja, plasma sanguíneo com a ajuda de parcerias como a Autoridade Biomédica de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado em Saúde e Recursos Humanos  Services, e o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, parceria entre o público e o capital privado anunciada no início desta semana.

O uso de plasma para tratar pacientes críticos começou no final do mês passado depois que o governo do estado de Nova York autorizou seu uso nesses casos, seguido pela oferta da FDA de aprovar seu uso para pacientes críticos do Covid-19 em todo o país, caso a caso. No entanto, graças à parceria BARDA e Emergent, uma quantidade significativa desse plasma será destinada a ajudar a Emergent a conquistar um imenso mercado, o do pioneirismo da descoberta da vacina contra o coronavírus. Estamos falando de um negócio de trilhões de dólares, e com uma implicação de controle político imensurável na história, o da suposta cura da doença que paralisou grande parte da economia capitalista do planeta e ameaça vitimar milhões de pessoas. Esta tarefa já considerada quase que “sagrada” pela esquerda reformista e a direita neoliberal, ficará nas mãos de uma das piores máfias imperialistas da humanidade, a corrupta Bigpharma, e associada ainda por cima a Microsoft. Mais do que nunca se o proletariado mundial não se rebelar na perspectiva da revolução socialista e tomada do poder, rompendo com as velhas direções da colaboração de classes, o futuro da humanidade estará seriamente ameaçado em um espaço de tempo muito mais curto do que se imaginava até poucos meses atrás.