quinta-feira, 16 de abril de 2020

TRUMP ACUSA LABORATÓRIO CHINÊS POR “CASO ZERO” DO CORONAVÍRUS: POR ACASO “FORT DETRICK” FICA NA CHINA?
  

Autoridades de “inteligência” dos EUA afirmaram ontem (15/04) que o governo Trump está estudando a possibilidade de o novo coronavírus ter se originado em um laboratório chinês em Wuhane não em um mercado de peixes. A acusação do imperialismo ianque contra a China ocorre em um momento onde os EUA atravessa o pico da epidemia, ameaçando alcançar a marca de 1 milhão de pessoas infectadas. Obviamente a presão sobre o presidente Trump é enorme, ainda mais quando sua rede de saúde está à beira do colapso, e cidades como Nova York enterram mortos em valas comuns sem sequer uma identificação. Neste cenário começa a vir à tona a origem real do coronavírus, quando cientistas comprometidos com a verdade relatam a manipulação do patógeno por laboratório. Trump utiliza então da manobra “pega o ladrão”, quando é o Pentágono o criminiso original. Vejamos a historicamente somente uma pequena amostra dos laboratórios nos EUA preparados para deflagar a guerra biológica: Fort Detrick. A  base do Exército de Fort Detrick é localizada a menos de 100 quilômetros de Washington.  Foi criada em 1942, no meio da guerra mundial, para ser o centro da guerra biológica e desde então só cresceu, completando cerca de 600 edifícios que ocupam 5.000 hectares de terra.

As Forças Armadas colocaram um bioquímico da Universidade de Wisconsin, Ira Baldwin, no comando.  Fort Detrick. Não  foi com grande investimento no princípio, porque o imperialismo ianque apostava até então em seu monopólio nas armas nucleares. Na primavera de 1949, o Exército criou uma pequena equipe de químicos, que chamou de Divisão de Operações Especiais.  Sua missão era encontrar usos militares para bactérias tóxicas, um campo totalmente novo para a guerra. Ao mesmo tempo, a CIA começou a capturar espiões do outro lado da Cortina de Ferro, tentando interrogá-los sob a influência de drogas ou, como eles disseram então, do "soro da verdade". O mesmo aconteceu com os fugitivos, dos quais ele não tinha certeza se eles realmente haviam mudado de lado ou se eram manobras de intoxicação. Allen Dulles, que dirigia as operações secretas da CIA e que mais tarde seria promovido a chefe do Central Spy, aprovou os primeiros planos de MK (controle mental), que foram inicialmente chamados Bluebird (Blue Bird), depois Artichoke (Artichoke) e  finalmente MK-ULTRA.

Em 1951, Dulles colocou o químico Sidney Gottlieb à frente da divisão, que já discutimos em outra entrada.  Gottlieb era um tipo muito estranho que poderia estar liderando um filme de terror. Era um imigrante deformado que vivia em um barraco isolado, sem água corrente, e se levantava antes do amanhecer para ordenhar suas cabras. Gottlieb propôs a Dulles negociar um acordo entre a CIA e o exército, com uma divisão de funções: o exército era a fábrica e a CIA a receptora das novas armas químicas e biológicas. Foi assim que a CIA criou um laboratório químico dentro de Fort Detrick para forçar cobaias e detidos a "confessar a verdade".  A equipe de Gottlieb testou uma variedade incrível de combinações de drogas, geralmente em conjunto com tortura, como choque elétrico ou privação sensorial.

Os porquinhos-da-índia foram removidos à força de prisões e hospitais, incluindo uma prisão federal em Atlanta e um centro de pesquisa sobre dependência em Lexington, Kentucky. Inicialmente, eles trouxeram porquinhos-da-índia para Fort Detrick, mas depois a CIA espalhou Fort Detrick pela Europa e Ásia Central, seguindo um modelo que desde 2001 se tornaria famoso em Guantánamo e outros centros de tortura instalados nas bases militares do Exército dos EUA em todo o mundo. É possível que a primeira prisão secreta da CIA tenha sido no porão de um chalé na cidade alemã de Kronberg, onde os cientistas da CIA trabalharam com ex-executores nazistas, também especialistas em interrogatório. Em um dos experimentos, eles administraram várias doses de LSD a sete prisioneiros em Lexington, Kentucky, por 77 dias seguidos.  Em outro, norte-coreanos capturados receberam drogas depressivas seguidas de doses poderosas de estimulantes. Em seguida, foram expostos à privação do sono, calor intenso e correntes elétricas.

Os experimentos causaram um número desconhecido de mortes e muitas cobaias humanas acabaram sendo mantidas em um hospital psiquiátrico. Uma das vítimas mais conhecidas dos experimentos foi Frank Olson, que também discutimos aqui. Olson era um dos espiões da CIA que sempre trabalhava em Fort Detrick.  Quando ele deixou a CIA, Gottlieb o transformou em outra cobaia, drogando-o com LSD.  Uma semana depois, Olson morreu depois de cair de uma janela de hotel em Nova York, uma morte atribuída ao suicídio pela CIA.  A família de Olson acredita que ele foi jogado pela janela para manter em segredo os experimentos em Fort Detrick.

A química não atendeu às expectativas de Gottlieb e as drogas se tornaram parte do arsenal de venenos da CIA. Parte dela era composta de patógenos que poderiam causar doenças como varíola, tuberculose e antraz, além de várias toxinas orgânicas, incluindo veneno de cobra e uma molécula paralisante extraída de moluscos. Ele também desenvolveu um veneno para matar Fidel Castro e o líder nacionalista congolês Patrice Lumumba. Outros tipos de substâncias e gases visavam destruir as culturas agrícolas, espalhando pragas.

Quando os segredos de Fort Detrick foram revelados ao público em 1959, manifestantes norte-americanos criavam o hábito de se encontrar lá uma vez por semana. Em um manifesto, eles disseram que "nenhuma justificativa racional para 'defesa' pode justificar os estragos da destruição em massa da agricultura e as doenças que dela resultam". Em 1970, Nixon ordenou a destruição dos estoques existentes de toxinas biológicas, o que foi amplamente realizado.  Um lote de um tóxico extraído de moluscos, conhecido como saxitoxina, uma cianotoxina do tipo alcaloide com efeitos neurotóxicos, foi salvo. Duas latas contendo cerca de 11 gramas de saxitoxina, o suficiente para matar 55.000 pessoas, estavam no armazém de Gottlieb em Fort Detrick. Antes que os técnicos do exército pudessem removê-los, dois oficiais da divisão de operações especiais os colocaram no porta-malas de um carro e os levaram ao Escritório de Medicina e Cirurgia de Washington, onde a CIA mantinha um pequeno armazém de produtos químicos. A base de Fort Detrick, também conhecida como “Porta do Inferno” pelos próprios militares ianques, é atualmente apenas uma pequena mostra originária dos inúmeros laboratórios militares que o imperialismo criou para desenvolver suas ações terroristas. Somente uma esquerda reformista que acredita na ética do capitalismo e de suas instituições de guerra, pode afirmar que as acusações contra o Pentágono não passam de “Teoria da Conspiração”, aliás um termo criado pela própria CIA na década de 50, para desacreditar as denúncias contra suas ações terroristas.