segunda-feira, 20 de julho de 2020

ENQUANTO O PT FAZ DEMAGOGIA CHAMANDO BOLSONARO DE GENOCIDA POR SUA AÇÃO NA PANDEMIA, SECRETÁRIOS DE SAÚDE DOS GOVERNOS DA OPOSIÇÃO DECLARAM EXCELENTE A GESTÃO DE PAZUELLO NO MINISTÉRIO


Eduardo Pazuello, o ministro General interino da Saúde de um governo que a esquerda reformista (PT, PCdoB) chama de genocida por suas ações na pandemia, pasmem tem o apoio quase unânime entre os secretários estaduais da saúde , que são justamente da “oposição”. 

Dos 27 secretários de Saúde do Brasil, 17 disseram ao Painel da Folha de São Paulo que aprovam o trabalho do general. A matéria de apoio a Pazuello foi publicada na Folha no último sábado(19/07).Representantes de Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Espírito Santo, Ceará, SP,Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Pará, elogiaram o trabalho de Pazuello. Todos estes secretários de saúde são de governos de oposição a Jair Bolsonaro, PT, PCdoB,PSB ,PSDB e PMDB. 

Segundo estes secretários os principais traços positivos destacados na administração Pazuello são o pragmatismo, a organização logística e abertura para receber demandas. Vejamos o que disse o secretário de saúde do governo petista de Rui Costa da Bahia, Fábio Vilas-Boas:“É uma pessoa cordial, mostrou-se interessado em ouvir e resolver. A equipe que aí está hoje tem uma missão bem definida. Em meio à crise, ninguém irá formular políticas de saúde nem reinventar a roda. São gestores adequados para o momento”. Alguns secretários salientam, porém, que Pazuello só pode ser elogiado por seu trabalho na crise do coronavírus, justamente o “cavalo de batalha” da oposição burguesa e da esquerda reformista para qualificar Bolsonaro de genocida, enquanto seus secretários de saúde pensam exatamente o contrário. 

A verdade tem que ser dita para explicar o comportamento elogioso dos secretários e de seus mandatários em relação à Pazuello, os governos estaduais, inclusive de estados pequenos, foram “encharcados” com “generosas” verbas federais para aplicarem especificamente na pandemia, centenas de hospitais de campo foram erguidos a um custo duplicado, milhares de respiradores foram comprados a preço triplicado e por aí foi...governadores que tem de fato a gestão do SUS no país, por uma imposição da constituição de 88 que descentralizou o sistema público de saúde, obviamente não tem o que reclamar, todos foram “agraciados” com bilhões de Reais para chafurdarem na lama da corrupção sem exceção alguma, seja da oposição ou bolsonaristas. 

A iniciativa de irrigar o sistema emergencialmente com bilhões de Reais também não partiu de Bolsonaro ou Pazuello, partiu da orientação global de endividar os estados com “dinheiro chovendo de helicóptero”. Porém a estrutura regular do SUS continuou à míngua e os profissionais de saúde com salários comprimidos ou terceirizados e precarizados com seus vencimentos quase sempre atrasados. Tudo foi feito em sintonia com a regra neoliberal: terceirização de hospitais, contratos bilionários com corporações empresariais de saúde e precarização da força de trabalho. 

Por isso mesmo recebeu os elogios dos secretários de saúde da oposição burguesa, ainda que o PT e seus apêndices faça a demagogia eleitoral do “Bolsonaro genocida” para os holofotes da mídia...Enquanto isso no mundo real, nos hospitais de campanha sobram respiradores superfaturados mas faltam medicamentos básicos como sedativos, anti-inflamatórios antibióticos e fármacos imunológicos, afinal para os “cientistas” da OMS nada disso é necessário para os pacientes de COVID, só os “testes podem curar os doentes”...