sexta-feira, 24 de julho de 2020

FBI DECLARA “CAÇA AOS ESPIÕES CHINESES” NOS EUA. ESCALADA NEOFASCISTA “LUNÁTICA” DE TRUMP PODERÁ PRECIPITAR UM CONFLITO MUNDIAL


O FBI afirmou sexta-feira (24/07) que “pesquisadores chineses com laços militares secretos estão ativos em dezenas de cidades dos EUA”, desatando uma escalada neofascista sem precedentes desde a II Guerra Mundial quando os japoneses foram caçados e presos em campos de concentração. 

O Secretário de Estado, Mike Pompeo, no tom de um lunático de extrema direita instou o: "mundo livre" a se unir contra Pequim e cortar os "tentáculos do monstro Frankenstein". O entorno trumpista parece ter entrado em um transe ultra reacionário, esperando talvez uma reação do regime de Pequim, para iniciar uma ofensiva militar contra a China. Por meio de uma série de entrevistas recentes, o FBI divulgou este “inacreditável” comunicado: "esforço conjunto de vários cidadãos chineses que conduzem pesquisas científicas nos EUA para esconder sua verdadeira afiliação" ao Exército de Libertação Popular (ELP), com a intenção de  tirar proveito dos EUA e do povo norte-americano”. 

Pompeo também afirmou que o governo Trump adotou uma abordagem "dura" para a China, e conclamou “que outras nações se unissem à iniciativa de pressionar o povo chinês", lançado o chamado a formar uma coalizão internacional contra o governo do Partido Comunista Chinês. Enquanto a Casa Branca começa a entoar os “tambores da guerra”, possivelmente como um último e desesperado recurso para tentar evitar a derrota eleitoral de Trump nas eleições presidenciais de novembro, o regime de Pequim atua com extrema cautela diante das provocações políticas e militares do imperialismo ianque, que continua deslocando sua frota naval para o mar do sul da China. A diplomacia chinesa negou repetidamente qualquer irregularidade, insistindo que os EUA estão apenas “distraindo” o seu povo para seus próprios problemas internos.No entanto, Pequim retaliou algumas das medidas mais hostis de Washington, determinando que um escritório do consulado dos EUA na cidade de Chengdu fosse fechado em resposta ao tratamento dado ao consulado em Houston dias antes. 

O cenário mundial de crise estrutural capitalista, coloca a disputa acirrada dos mercados nacionais como um forte prenúncio para a deflagração de uma nova Guerra Mundial. A decadência do monstro imperial ianque, só poderá ser definitivamente consumada através do surgimento de uma nova potência hegemônica global, ou pela via da revolução socialista internacional. E será a própria dinâmica da luta de classes, sua correlação de forças entre nações e povos, que definirá um novo “desenho” mundial do planeta.