segunda-feira, 20 de julho de 2020

PREPARANDO UMA III GUERRA MUNDIAL?: TRUMP CHAMA DE “LINDAS GUERRAS” AS VITÓRIAS DO IMPERIALISMO IANQUE


O presidente neofascista Trump deu hoje (20/07) uma entrevista ao canal Fox News, na qual afirmou que o país "venceu duas lindas guerras mundiais" a partir de um dos fortes militares em que planeja renomear. 

Donald Trump,  falou sobre vários temas, incluindo a renomeação de uma das bases militares do país e o estado da pandemia de coronavírus em solo norte-americano: "Ganhamos duas guerras mundiais. Lindas guerras mundiais. Eram cruéis e horríveis. Nós as ganhamos em Fort Bragg, nós as ganhamos em todos esses fortes, e agora eles querem tirar seus nomes. Eu sou contra isso". Trump também avançou em suas ameaças tradicionais contra o Congresso ianque, estando disposto a vetar o orçamento de defesa proposto para o ano fiscal de 2021, caso este contenha uma condição de mudança de nome das bases militares. 

Ele é o primeiro presidente dos EUA sem experiência governamental ou militar. Profundamente ignorante sobre estratégias militares,Trump está cercado por um entorno neofascista que reforçou a propaganda guerreirista nesta pandemia.Trump parece estar obcecado em direção a um confronto beligerante com uma nação(ou bloco)que também possui arsenal nuclear. O neofascista provavelmente parece não querer entender que o poder destrutivo das ogivas de hoje, são capazes de transformar cidades como Nova York em escombros fumegantes. 

O South China Morning Post, está publicando uma série de artigos sobre possível guerra entre os EUA e a China, como uma possibilidade cada vez mais concreta, no marco da disputa da hegemonia global, colocada no cenário diante da decadência do imperialismo ianque. A própria pandemia do coronavírus está inserida neste quadro, ou seja um estágio anterior de um confronto militar nuclear, estamos em meio da guerra híbrida, onde se combinam elementos políticos, institucionais, sabotagem bacteriológica e até provocações militares de baixo ou médio impacto. 

Como Marxistas acompanhamos rigorosamente a dinâmica desta nova conjuntura aberta nesta etapa, sem descartar a priori nenhum cenário, especialmente o da guerra química e bacteriológica, muito bem preparada em vários laboratórios de segurança das potências mundiais. Somente a esquerda social-democrata, reformista ou revisionista tenta desqualificar a análise marxista a considerando “conspiranóica”, em nome de sua crença nas supostas “instituições éticas”do Estado capitalista.