sexta-feira, 17 de julho de 2020

TRUMP DESPENCA NAS PESQUISAS ELEITORAIS: DEEP STATE JOGA PESADO PARA DESCARTAR A EXTREMA DIREITA ENTRONANDO NOVAMENTE A “DIREITA CIVILIZADA” PARA ATACAR OS POVOS COM O VERNIZ “DEMOCRATA”


A menos de quatro meses das eleições presidenciais dos Estados Unidos, o ultra reacionário Donald Trump está em queda livre, chegando a uma diferença de dois dígitos na última pesquisa. 

Diante do debacle anunciado Trump decidiu “reorganizar” sua equipe de campanha, que passou a ser comandada pelo até então vice-coordenador, Bill Stepien. Em sua conta no twitter, Trump tentou colocar panos quentes no problema dizendo que tinha o “prazer de anunciar a promoção de Bill Stepien à liderança da campanha”, frisando que “Brad Parscale, que está comigo há muito tempo e lidera nossas tremendas estratégias digitais e de dados, permanecerá nesse papel, como consultor”. E acrescentou que “ambos estavam muito envolvidos em nossa histórica vitória de 2016, e espero que juntos tenhamos uma segunda e muito importante vitória”. 

Para além do arremedo de justificativa, aponta a mídia ianque, o destino do até então todo-poderoso “estrategista” Brad Parscale foi selado pelo “desastroso comício” de Tulsa, no Oklahoma,realizado há quase um mês em que Trump aguardava 100 mil inscritos para transbordar o pavilhão e compareceram somente 6 mil pessoas. Comprovando que a campanha republicana acelera, pesada e desgovernada, ladeira abaixo, a Universidade Quinnipiac apurou recentemente que o ex-vice-presidente, o Democrata Joe Biden, tem uma vantagem de quase 20 pontos sobre o atual presidente. Divulgada nesta última quarta-feira (15/07) a pesquisa da NBC News e do Wall Street apontou que 51% dos eleitores manifestaram apoio a Biden e 40% a Trump; com o reacionário republicano somando 42% de aprovação e 56% de reprovação. Até mesmo a família de Trump se transferiu para a campanha Democrata. 

O livro ‘Demais e nunca o suficiente: como minha família criou o homem mais perigoso do mundo’, escrito por Mary Trump, sobrinha do presidente Donald Trump, vendeu quase um milhão de cópias no primeiro dia em que foi colocado à venda nos Estados Unidos, informou a editora Simon & Schuste. Porém as pesquisas eleitorais da opinião pública são apenas uma parte da tendência nacional para descartar Trump, seu principal adversário está no seu próprio campo de classe, a burguesia financeira, as corporações imperialistas, o Pentágono e a própria agência terrorista ianque a CIA. O chamado Deep State joga pesado para novamente entronar um Democrata na Casa Branca, uma “direita civilizada” para atacar os povos com mais legitimidade política e social. Esta é a política mais adequada do Estado imperialista, por isso o gerente reacionário da Casa Branca, sem apoio nas classes dominantes, não serve a brutal ofensiva imperialista que se delineia no horizonte mundial, inclusive com a possibilidade cada vez mais próxima de uma nova Guerra Mundial, pela disputa da hegemonia global capitalista, hoje pleiteada pelo bloco China/Rússia.