segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ELEIÇÕES BIELORRÚSIA: PROTESTOS E CONFRONTOS COM A POLÍCIA FRENTE A MAIS UMA VITÓRIA DE LUKASHENKO 

Minsk, capital da Bielrrússia, está sendo palco de violentos confrontos entre a polícia e manifestantes que saíram às ruas neste domingo para protestar contra a previsível reeleição do atual presidente, Alexander Lukashenko, nas eleições presidenciais. Lukashenko é considerado no ocidente como o último herdeiro da URSS, ainda no poder em uma antiga república soviética. De acordo com os resultados oficiais preliminares, Lukashenko teria 81,35% dos votos, enquanto a principal candidata da oposição, Svetlana Tijanóvskaya, teria 8%somente. Tijanóvskaya se recusou a reconhecer sua derrota,recebendo rapidamente apoio da União Europeia.

Por volta da meia-noite, centenas de pessoas se reuniram em uma das principais praças de Minsk. A polícia de choque usou granadas e gás lacrimogêneo, canhões de água e balas de borracha para dispersar os manifestantes, que jogaram garrafas incendiárias nos policiais.Um video gravado na capital parece mostrar um caminhão da polícia colidindo com a multidão. Os protestos também foram registrados em outras cidades do país, como Gomel, Mogilov e Vitebsk.

A Polícia bielorrussa foi colocado "em um regime de serviço reforçado" e "forças adicionais" foram destacadas, afirmou ao Sputnik Olga Chemodonova, representante oficial do Ministério do Interior bielorrusso.  Ao mesmo tempo, a porta-voz garante que o Ministério do Interior mantém controle total da situação em Minsk e outras cidades. Lukashenko vence em todos os distritos do país. A presidente da Comissão Eleitoral Central, Lidia Yermoshina, garantiu que a atual presidente, que está no poder desde 1994, está vencendo em todos os distritos do país que comunicaram os resultados eleitorais.