sábado, 22 de agosto de 2020

GUERRA HÍBRIDA CONTRA A RÚSSIA: SUPOSTO ENVENENAMENTO DE LÍDER OPOSITOR A PUTIN É PARTE DA OFENSIVA IMPERIALISTA NA ANTIGA REGIÃO SOVIÉTICA

Ontem (21/08) as grandes redes de intoxicação midiática garantiram que o líder da oposição reacionária a Putin, o russo Alexei Navalny, havia entrado no hospital após ser envenenado. Alexei foi internado na unidade de terapia intensiva do hospital de Omsk ontem. Esta manhã, o vice-diretor do hospital, Anatoli Kalinichenko, afirmou que nenhum traço de veneno foi detectado em seu sangue.  "Nenhum veneno ou traços de veneno foram encontrados no sangue ou na urina", declarou à imprensa.Navalny, de 44 anos, tem sido um crítico ferrenho do governo Putin, recebendo suporte político e material das potências europeias, como Alemanha e Inglaterra.

Por sua vez, o governo russo disse hoje à agência de notícias Tass que nenhuma investigação criminal foi aberta sobre o assunto, pois não havia informações sobre qualquer envenenamento até o momento.

O líder da oposição,Alexei Navalny, estava voando de Tomsk para Moscou quando passou mal em 20 de agosto. O avião foi forçado a fazer um pouso de emergência em Omsk e Navalny foi internado no hospital, colocado em coma natural na UTI.

Ontem os médicos disseram que estavam lutando para salvar sua vida.A porta-voz de Navalny, Kira Iarmych, especulou em uma mensagem no Twitter que ele havia sido envenenado pelos serviços de Putin :“Presumimos que Alexei foi envenenado com algo misturado com chá.Foi a única coisa que ele bebeu pela manhã. Os médicos dizem que a toxina foi absorvida mais rapidamente devido ao calor do líquido”.Em seguida, a funcionária Iarmych foi mais categórica: “A reação evasiva dos médicos apenas confirmou que era envenenamento. Há duas horas eles se dispuseram a compartilhar qualquer informação e agora, obviamente, estão esperando o momento certo e não dizem o que sabem”.

Uma ONG alemã, a pedido do governo Merkel, alugou um avião para levar Navalny à Berlim. O presidente da ONG, Jaka Bizilj, garantiu que o Berlin Charity Hospital estava pronto para receber o oponente russo. A aeronave, de acordo com o site Flightradar24 citado pela agência Tass esta manhã, pousou em Omsk.Inicialmente, o chefe do departamento do hospital, Aleksandr Murakhovsky, disse que os médicos consideraram impossível transferir Navalny para o exterior, pois seu estado de saúde não era estável o suficiente. No entanto, esta tarde os médicos autorizaram sua transferência para a Alemanha.

Obviamente que o presidente Putin não seria tão estúpido de envenenar Navalny em pleno voo, se quisesse eliminar o oponente seria muito fácil derrubar o avião e depois “comprovar” uma falha técnica. O suposto envenenamento é parte da ofensiva política e militar do imperialismo sobre toda região da antiga URSS. A Rússia hoje é o único país do planeta que tem igualdade de condições bélicas para enfrentar os EUA. Nem mesmo a poderosa China, com todo sua capacidade econômica tem tecnologia de engenharia militar tão avançada como a russa. Não por coincidência na Convenção Democrata que nomeou Biden candidato, as principais lideranças partidárias alertaram que a tarefa central de um novo governo nos EUA, seria reequipar a OTAN e “neutralizar” a Rússia. Se o impacto interno da enfermidade de Navalny, é muito pequeno, a repercussão internacional é desproporcional, sendo focada na “tirania assassina” de Putin, também servindo de recado para que a Rússia não se “meta a defender a Bielorussia” em caso de um ataque da OTAN.