terça-feira, 25 de agosto de 2020

PROTESTOS ESTOURAM EM KENOSHA, WISCONSIN(EUA): RETOMAR A REBELIÃO POPULAR COM UM NORTE REVOLUCIONÁRIO! 

O Departamento de Justiça do estado de Wisconsin (EUA) foi obrigado a abrir uma investigação formal no domingo à noite (23/08) depois que policiais atiraram covardemente nas costas de Jacob Blake, um jovem negro de 29 anos, várias vezes à queima-roupa enquanto ele tentava entrar em seu veículo. Após o tiroteio da polícia, centenas de moradores de Wisconsin marcharam pelas ruas de Kenosha e se reuniram em frente ao Prédio de Segurança Pública do Condado de Kenosha, gritando: "Sem justiça, sem paz!"

Testemunhas disseram  que Blake estava tentando interromper uma briga antes de ser baleado pelos policiais assassinos que seguiram de perto Blake até seu carro e dispararam sete tiros depois que ele abriu a porta do lado do motorista.  De acordo com o advogado de direitos civis Ben Crump, os filhos de Blake estavam no carro quando os policiais atiraram em seu pai, além de sua companheira que assistiu toda a cena. Blake está neste momento em estado grave. “Ele saiu da cirurgia e está na UTI”, tuitou Daniel Poneman, amigo da família de Blake: “Ele está lutando por sua vida”.

Como noticiou o jornal Washington Post, a polícia de Kenosha chegou rapidamente ao local da manifestação “com equipamento anti-motim e armada com balas de borracha”.Um vídeo da cena mostra a polícia usando gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

O fato da reprodução em série dos incidentes de brutal violência policial como este, o assassinato de Breonna Taylor enquanto dormia em sua casa, o assassinato de George Floyd  quando saia de um mercado, o assassinato de Eric Garner e incontáveis ​​outras centenas de casos tornou-se um fenômeno estrutural do regime imperialista ianque, mostrando que a própria instituição policial norte-americana é podre em seu caráter racista de classe.

Na sequência da morte de Blake, manifestações de revolta contra o racismo e a violência policial se espalharam no país, além de Kenosha cidades como Nova Iorque, Washington DC, Los Angeles (Califórnia), também ocorreram marchas exigindo a falência da instituição policial.Como Marxistas sabemos que a extinção da polícia, um instrumento da dominação do capital sobre o proletariado, somente será possível com a destruição do Estado burguês em sua totalidade. Por isso é preciso intervir nas mobilizações em curso contra o racismo, com nosso próprio eixo programático socialista, lutando para centralizar o movimento espontâneo das massas na perspectiva da derrubada das instituições e do reacionário governo de turno.