quarta-feira, 19 de agosto de 2020

TRABALHADORES DOS CORREIOS FAZEM PRIMEIRA GREVE NACIONAL DA PANDEMIA: DERROTAR BOLSONARO SÓ NA AÇÃO DIRETA! PT, PCdoB APOSTAM NA DESMOBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO, PARA OS REFORMISTAS A HORA AINDA É DE “FICAR EM CASA” E “LUTAR” SÓ NA INTERNET E NAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO

Tadeu Maia, carteiro do Rio Grande do Norte e militante da TRS

Nesta terça-feira (18/08), massivas assembleias de trabalhadores dos Correios, a maioria delas presenciais, confirmaram o ingresso da categoria(cerca de 100mil funcionários) à paralisação nacional em protesto pela retirada de direitos e tentativas de privatização da empresa estatal por parte do governo neofascista de Bolsonaro&Guedes. A categoria, passando por cima das burocracias sindicais, do PT e PCdoB (FENTECT e FINDECT), que vinham adiando a greve nacional por mais de um ano, decidiu romper o bloqueio imposto pela política do “fique em casa na internet” e “aguarde as eleições”, enquanto milhões de proletários estão trabalhando “normalmente” nas fábricas, empresas, bancos, comércio e também na ECT.

A poderosa greve nacional, a primeira a ser deflagrada nesta pandemia por uma categoria com larga tradição de luta no país inteiro, será um verdadeiro divisor de águas entre o imobilismo da esquerda reformista e a ação direta das massas. Para derrotar os planos de destruição e privatização da ECT, precarizando os direitos dos trabalhadores e retirando suas conquistas históricas, é necessário o combate direto ao governo, somada a mobilização permanente pelas bases!  

A vitória desta greve nacional representará um grandioso triunfo para o conjunto da classe trabalhadora brasileira, abrindo uma nova etapa na conjuntura política do país. Até então, todas as tentativas de mobilização direta contra o governo foram abertamente sabotadas pelo PT, PCdoB, CUT e afins. Marchas, Atos, assembleias das categorias foram orientadas a não acontecerem, utilizando como justificativa a pandemia e a política covarde do “isolamento social”, enquanto no mundo real do capitalismo a produção, distribuição e serviços funcionam plenamente para auferir lucros a burguesia. A tarefa da hora de toda a vanguarda classista é cobrir a greve nacional dos correios de todo apoio material e político, ficando bastante atento para as tentativas já iniciadas de enterrar o movimento, apresentando derrotas como “grandes vitórias”.