segunda-feira, 21 de setembro de 2020

JULGAMENTO DO TST MANTEVE OS ATAQUES DE BOLSONARO AOS TRABALHADORES DOS CORREIOS: TODOS ÀS ASSEMBLEIAS PRESENCIAIS PARA CONTINUAR E FORTALECER A GREVE! DERROTAR A TRAIÇÃO DOS PELEGOS DA FINDECT (CTB) E NÃO DEPOSITAR NENHUMA CONFIANÇA NA VACILANTE FENTECT (CUT)! 

Tadeu Maia (Rio Grande do Norte), Franzé Mendes (Ceará) e Francisca Vieira (Pernambuco), trabalhadores dos Correios e da TRS


Companheiros da TRS hoje na porta do TST

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, foi julgado o Dissídio Coletivo dos trabalhadores dos Correios. Apesar de não ter declarado a greve “abusiva”, a decisão do TST retira direitos históricos dos trabalhadores, acabando com todas as cláusulas que dizem respeito às questões econômicas. Por sua vez, a "corte" decidiu manter as nove clausulas oferecidas pelos Correios durante a negociação salarial que incluem a oferta de plano de saúde e auxílio-alimentação e outras 20 cláusulas sociais, que não representam custos extras. Os pelegos da Findetc (CTB) já estão defendendo o fim da greve alegando cinicamente que tivemos uma “vitória parcial” devido o miserável índice de 2,6% e a manutenção de 29 cláusulas, quando na verdade nossas conquistas históricas foram liquidadas pela decisão do TST. Além disso metade dos dias de paralisação serão compensados e os restantes descontados. Tanto que os representantes dos sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro já defendem o retorno nesta terça-feira.


Por seu turno, a direção da FENTECT (CUT) fala formalmente da continuação da greve, mas na verdade já se prepara para impor o seu final, alegando que os sindicatos serão multados se mantida a paralisação. Trata-se de uma política de colocar os trabalhadores na defensiva para fazer cumprir a determinação da justiça burguesa que favorece o governo neofascista Bolsonaro e do general privatista Floriano.

O momento agora é de não respeitar as determinações absurdas do TST e seguir em frente, chamando a solidariedade de todas as demais categorias para construir a greve geral de todos os trabalhadores do país. Somente com a luta direta poderemos derrotar a privatização da ECT e manter os Correios estatal para que os trabalhadores controlem a empresa. 

O núcleo da TRS nos Correios vem atuando desde o início da greve pela nossa vitória e no curso da paralisação estendeu seu trabalho sindical classista para estados como Pernambuco e Ceará, além do próprio Rio Grande do Norte. Esse avanço expressa a evolução da consciência de nossa classe no desenrolar da luta direta. Chamamos os trabalhadores a se manterem firmes e continuarem em greve, ampliando a paralisação e denunciando os burocratas sindicais vendidos que desejam trair nossa luta! Exigimos assembleias presenciais massivas e democráticas para organizar a greve, mais do que nunca precisamos de unidade e organização pela base!