domingo, 20 de setembro de 2020

NOVAS SANÇÕES CONTRA O IRÃ: OS CARNICEIROS TRUMP E POMPEO VOCIFERAM CONTRA O REGIME DOS AIATOLÁS! ABAIXO A CHANTAGEM PARA ESTRANGULAR A ECONOMIA PERSA!  

Às vésperas das eleições nos EUA, Trump e seu secretário de Estado, Mike Pompeu, escolheram o Irã como um dos alvos para angariar votos junto a seu público interno mais reacionário: “Os Estados Unidos saúdam o retorno de praticamente todas as sanções da ONU anteriormente rescindidas contra a República Islâmica do Irã", disse Pompeo em um comunicado neste sábado, 19.08. O secretário de Estado norte-americano afiromou que estão sendo reimpostas as sanções das Nações Unidas contra o Irã e os EUA estão planejando medidas adicionais, incluindo punições aos países que não concordarem com a retomada dessas sanções. ​As sanções ianques funcionam como uma chantagem contra países que negociam atualmente com o Irã e visam estrangular a economia do país persa. A retomada delas fazem parte de esforços maiores de Trump no curso da disputa eleitoral nos EUA para forçar o Irã a cortar seus programas nucleares e de mísseis, assim como seu apoio a forças no Iêmen, Síria, Líbano e outras partes do Oriente Médio. 

As sanções e o anterior rompimento do acordo nuclear com o Irã são uma condição básica para avanço dessa da ofensiva bélica imperialista. Não esqueçamos que o objetivo central do Pentágono continua a ser desestabilizar a Síria para neutralizar o regime da oligarquia Assad, debilitar o Hezbollah e seguir sem maiores obstáculos em seu plano de atacar Irã.

Como Marxistas Revolucionários não dissimulamos em um só momento o caráter burguês e obscurantista do regime nacionalista do Irã. Mas estes fatos em nada mudam a posição comunista diante de uma possível agressão imperialista contra uma nação oprimida. Não nos omitiremos de estabelecer uma unidade de ação com o Regime dos Aiatolás, diante de uma agressão imperialista. Por esta mesma razão, chamamos o proletariado persa a construir uma alternativa revolucionária dos trabalhadores que possa combater consequentemente o imperialismo e derrotar todas as alas do regime, denunciando desde já o papel servil do governo Rohani.

A tarefa de defender o Irã inclusive contra sua burguesia nativa está, antes de tudo, nas mãos do proletariado mundial e das massas árabes. Somente elas podem lutar consequentemente pela derrota do imperialismo em todo o Oriente Médio, abrindo caminho para sepultar a exploração capitalista interna que condena a miséria os explorados da região.