segunda-feira, 19 de outubro de 2020

REGIME GOLPISTA DA BOLÍVIA RECONHECE VITÓRIA DE LUIS ARCE DO MAS: COMEÇA UMA NOVA PÁGINA DA ESQUERDA BURGUESA NA AMÉRICA LATINA, O “REFORMISMO DE DIREITA”...

Embora a contagem oficial de pouco mais de 5% dos votos, nas primeiras horas desta segunda feira (19/10) indicam que o candidato Carlos Mesa (CC) ainda esteja na dianteira da apuração, um pouco à frente de Luis Arce (MAS), todas as pesquisas de “boca de urna” e agora por último a declaração da presidenta golpista, Jeanine Añez, reconhecendo a figura de Arce como vitorioso do pleito, indicam a derrota do regime que depôs Evo Morales, vencedor das eleições presidenciais de 2019, mas que foi impedido pelos militares de assumir um novo governo.

Na primeira hora desta segunda-feira, a “interina” Jeanine Áñez, publicou a seguinte mensagem em sua conta oficial no Twitter:”Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”. Com este reconhecimento da derrota, parece que a burguesia nacional boliviana em acordo político com o Pentágono, resolveu dar uma “nova chance” de gerenciamento para o MAS e sua Frente Popular. Caso não ocorra um segundo turno, hipótese mais provável do cenário eleitoral até poucas horas atrás, Arce assumirá a tarefa de apresentar um projeto de Estado ainda mais conservador e neoliberal do que o comandado por Evo em seus mais de dez anos no governo central. O triunfo de Arce com a bandeira de um “Nuevo MAS”, excluindo é claro o “velho” de Evo Morales, está coadunando com a política internacional do capital financeiro, que nos EUA aposta todas as “fichas do cassino” na eleição do Democrata Joe Biden.

Vamos aguardar um pouco, até o final do dia, para a conclusão final do processo, onde tudo ainda pode ocorrer... Quando tomou o conhecimento da provável vitória, Arce não se fez de rogado e logo anunciou que governará para a burguesia: “A primeira coisa que queremos fazer, conhecendo os resultados, é claro agradecer ao povo boliviano ... recuperamos a democracia, recuperamos a esperança, um dia ... pacífico, calmo, a maioria dos bolivianos foi às urnas. O nosso compromisso é trabalhar, cumprir o nosso programa.  Vamos governar para todos os bolivianos”. Fica claro para o movimento operário e às massas bolivianas, que caso se confirme a vitória do MAS, não há que conceder nenhuma trégua à presidência de Arce, que já aponta um caminho de subordinação ao imperialismo ianque e as classes dominantes locais.