quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

GREVE GERAL EM MIANMAR CONTRA O GOLPE: AS MASSAS NAS RUAS MOSTRAM O CAMINHO DE COMO LUTAR E VENCER!

As mobilizações acontecem todos os dias desde 1º de fevereiro, dia em que a Junta Militar decidiu ignorar o resultado das eleições que deram uma vitória esmagadora de cerca de 80% para a Liga Nacional pela Democracia. No último 22 de fevereiro, a mobilização se transformou em uma grande greve geral que paralisou o país. Centenas de milhares foram às ruas contra o golpe no que já são as maiores mobilizações em Mianmar desde 1988. Pelo menos 12 milhões de trabalhadores participaram da poderosa greve geral que aponta o caminho da ação direta das massas para derrotar o golpismo.

Dia após dia, novos setores da classe trabalhadora se juntaram à resistência anti-golpe com movimentos de desobediência civil.Na verdade, já se haviam transformado em greves políticas que deram lugar à paralisação geral da economia nacional, ocorrida há dois dias após a convocação das principais centrais sindicais.Entre os primeiros a aderir à luta anti-golpe estão os trabalhadores da indústria têxtil.  Mianmar é um dos paraísos da mão-de-obra barata superexplorada em que prolifera a produção de roupas e calçados para todo o mundo. Os trabalhadores dessas grandes empresas foram os primeiros a deixar seus empregos e se juntar à luta contra o golpe.

Em seguida, setores de trabalhadores da administração estadual, hospitais, professores foram adicionados.  Sabe-se que os ferroviários das principais linhas que ligam as principais cidades do país estão em greve com a participação de pelo menos 99% deles.No fim de semana, as ruas do país ficaram manchadas de sangue.  Encurralado pela mobilização, o governo militar lançou uma repressão violenta que deixou pelo menos dois mortos e centenas de feridos e detidos.  Eles esperavam impor o medo dessa forma, mas descobriram que estavam tentando apagar o fogo jogando gasolina sobre ele.  No dia seguinte o país ficou chocado ao saber que dois jovens morreram nas mãos dos repressores, todas as artérias do país podiam ser vistas repletas de gente e raiva.

Ao longo do dia, os golpistas liderados por Min Aung Hlaing tentaram frear a organização popular não só com a repressão, mas também cortando o acesso à informação.  Eles tentaram fazer as várias partes do país se sentirem isoladas, cortando completamente o acesso à Internet.  Eles falharam miseravelmente.As imagens de ruas, esquinas, rotas, estabelecimentos em todos os recantos mais remotos do país ocupados por manifestantes deram conta da imensidão, da multifacetada luta de massas que enfrenta o golpe militar.

É claro que para as grandes massas proletárias do país, muito mais está em jogo do que o governo de Aung San SuuKyi. O seu partido e governo, que ele mesmo dirige, estão no poder e são a grande maioria da força no país desde o estabelecimento da democracia burguesa em 2011. Mas durante todo esse tempo eles co-governaram com a junta militar, a de constitucional a lei tem a palavra de 25% da assembleia legislativa, os votos não importam. O verdadeiro objetivo estratégico da imensa mobilização operária e popular é a conquista do poder político, instaurando um genuíno governo operário e camponês!