sábado, 27 de fevereiro de 2021

QUANTO MORTAL É A COVID?

Por: Dr. Malcom Kendrick *

Passei grande parte da minha vida tentando desemaranhar dados e pesquisas médicas. A COVID19 há muito me “derrotou”. Não tenho conseguido entender as informações com as quais somos bombardeados diariamente pela mídia corporativa. Então, decidi voltar ao básico.

No início da saga pandêmica da COVID19, eu estava interessado em saber qual era a probabilidade de taxa de mortalidade por infecção (IFR). Senti que poderia então tentar compará-lo a outras doenças, principalmente a gripe, vírus Influenza.

A fatalidade da infecção é o número de pessoas infectadas com o vírus que morrem. Isso é muito diferente da taxa de letalidade (CFR), que é o número de pessoas infectadas com a doença que ficam mal o suficiente (às vezes, mas nem sempre) para serem internadas no hospital - os "casos".Quem então morre?

Antes do COVID19 aparecer, havia uma distinção razoavelmente clara entre a taxa de letalidade por infecção (IFR) e o destino de letalidade (CFR) e é importante que eles não se misturem. Porque a taxa de letalidade quase sempre é muito maior do que a taxa de letalidade por infecção - como seria de esperar. Pessoas que estão doentes o suficiente para irem ao hospital têm muito mais probabilidade de morrer do que pessoas que não apresentam sintomas. Tenha isso em mente.

Outra coisa a ter em mente é que, no início de qualquer epidemia é mais simples estabelecer o índice de letalidade, pois a maioria das pessoas gravemente enfermas acaba no hospital e / ou fará exames para saber se tem a doença .Aqueles sem sintomas podem nunca cruzar o caminho de um profissional médico e é muito improvável que sejam testados, em uma situação normal onde o teste não seja um instrumento para negócios e política.

Qual é a proporção entre os dois? Depende do vírus. Com o Ebola, a taxa de mortalidade por infecção e a taxa de letalidade dos casos estão estreitamente equiparadas - mais de 50% das pessoas infectadas morrem. Com o resfriado comum "coronavírus", a propagação é muito maior, talvez cem para um, ou mil para um - talvez mais.

O fato de que a maioria das infecções nunca é notada é uma das razões pelas quais a taxa de mortalidade por infecção em epidemias de gripe anteriores pode variar tanto de papel para papel. No entanto, com a gripe, a razão CFR / IFR geralmente foi estimada em cerca de dez para um. Com isso quero dizer que, para cada dez infecções, uma será grave, e é entre as infecções graves que você obtém as mortes.

Armado com esse conhecimento, e presumindo que COVID19 teve um caso semelhante: proporção de infecção para Influenza, você poderia tentar calcular a taxa de mortalidade por infecção. Lembrando sempre que é muito improvável que pessoas sem sintomas, que não foram testadas, apareçam em alguma tabela.

Você está sempre adivinhando - em um grau ou outro.No entanto, você sempre sabe três coisas:

1: A taxa de mortalidade por infecção deve ser sempre menor do que a taxa de letalidade.

2: A taxa de casos fatais parecerá diminuir à medida que as pessoas infectadas menos severamente são testadas.

3: A taxa de mortalidade por infecção também parecerá diminuir à medida que mais pessoas sem sintomas forem diagnosticadas com a infecção.

Por exemplo, na China, no início da pandemia COVID19, a taxa de mortalidade por infecção foi relatada como de três a quatro por cento. Isso caiu rapidamente. Depois subiu um pouco, depois caiu e depois subiu. Então, todos começaram a dar números diferentes. O grupo altamente influente do Imperial College, liderado pelo professor Neil Ferguson, decidiu usar uma taxa de mortalidade por infecção de 0,9% para sua modelagem.

Um pouco mais tarde, John Ioannidis, uma figura influente no mundo da pesquisa médica, estimou a taxa de mortalidade por infecção em 0,27%. Isso foi alguns meses após a publicação da figura do Imperial College.

Peter Gotzsche, que estabeleceu a conceituada colaboração Nordic Cochrane, colocou o número ainda mais baixo. Ele olhou para um estudo na Dinamarca, onde doadores de sangue foram testados para anticorpos. Usando esses dados, os pesquisadores estabeleceram uma taxa de mortalidade por infecção de 0,16% 2. Outros números foram maiores, alguns menores.

A população mais testada do mundo - per capita - é a fria Islândia. Da última vez que olhei, a Islândia tinha 6.033 "casos" e 29 mortes. Isso representa uma taxa de letalidade de 0,5%, o que sugere uma taxa de letalidade por infecção de 0,05%.

No entanto, esses números que estou citando da Islândia vêm de uma época em que tudo mudou. Em algum momento, difícil de dar uma data exata, foi decretado que se você tivesse um teste PCR COVID19 positivo, com ou sem sintomas, você deveria ser definido como um caso. Não importa se você teve sintomas ou não. Isso teve o resultado de tornar a taxa de letalidade por infecção e taxa de letalidade de caso a mesma coisa. De repente, todos os casos são infecções e todas as infecções são casos.

O que significa que quaisquer comparações da taxa de mortalidade por infecção com COVID19 e outras doenças tornaram-se virtualmente sem sentido. A taxa de mortalidade por infecção disparou repentinamente para coincidir com a taxa de letalidade, o que desisti de tentar calcular a taxa de mortalidade por infecção. Desisti duplamente quando tentei descobrir a precisão dos testes de PCR. Esses testes foram super diagnosticados ou subdiagnosticados?

Então, pensei em voltar minha atenção para a taxa de mortalidade da população. Ou seja, quantas pessoas COVID19 matou em uma população ou país. Esse número é a taxa de mortalidade “careca e sem verniz”. Não indica, necessariamente, quantas pessoas foram infectadas. Não diz a porcentagem de casos que morrem. Simplesmente informa quantas pessoas morreram ... com COVID19 escrito em algum lugar em suas certidões de óbito. [Ou mesmo não escrito em sua certidão de óbito]

Atualmente, no Reino Unido, o número total de mortos é cento e dezessete mil. Isso representa uma taxa de mortalidade da população de 0,17%. Se você soubesse quantas pessoas foram infectadas, no total, poderia calcular a taxa de mortalidade por infecção a partir disso. Mas não sabemos quantas pessoas foram infectadas e agora nunca saberemos. Porque muitas pessoas estão sendo vacinadas. Eles mostrarão anticorpos e não se saberá se é por causa de uma infecção ou por vacinação.

Então, para onde ir a seguir. Se você olhar para o mundo inteiro, o número atual de mortes do COVID19, no dia 14 de fevereiro de 2021, era de 2.406.689 3. O que é um pouco mais de um em três mil, ou 0,033%. Quantas pessoas no mundo foram infectadas? Ninguém conhece essa resposta para esta pergunta. Alguns países fizeram poucos testes, outros muito mais.

Com base no fato de haver tantas perguntas, com pouquíssimas respostas claras, pensei em tentar comparar o número de dois vírgula quatro milhões com as epidemias de gripe anteriores.Um estudo foi feito em 2016, analisando a epidemia de gripe de 1957 - uma das piores da história recente. Eles extrapolaram os números da mortalidade de 1957 a 2005, porque a população mundial dobrou durante esse período (não estou totalmente certo por que eles escolheram 2005). Sua conclusão foi que uma epidemia de gripe de magnitude semelhante à de 1957 poderia matar dois vírgula sete milhões de pessoas.

Em conclusão, nosso estudo preenche uma lacuna na disponibilidade de estimativas de mortalidade global para pandemias históricas de Influenza, que podem ajudar a orientar o planejamento de pandemia. Nosso modelo extrapola 2,7 milhões de mortes relacionadas à influenza (IC de 95%, 1,6 milhões – 3,4 milhões de mortes) caso um vírus de gravidade semelhante ao vírus da pandemia de influenza A (H2N2) de 1957 retorne na população de 2005, que é intermediário entre as estimativas globais para a pandemia de 2009 (0,3 milhão a 0,4 milhão de mortes e uma pandemia devastadora semelhante à de 1918(62 milhões de mortes; variação, 51 milhões a 81 milhões de mortes).

Extrapolando para 2020, onde a população é significativamente maior do que em 2005, o número da epidemia de 1957 seria agora pouco mais de três milhões de mortes.O que significa que, até este ponto, COVID19 foi trinta por cento menos mortal do que a epidemia de gripe de 1957 - per capita da população.

Se a taxa de mortalidade por infecção do Imperial College de 0,9% for exata, uma vez que cerca de oitenta por cento da população mundial tenha sido infectada (ponto em que a imunidade da população seria atingida), devemos ver 54 milhões de mortes. Atualmente, não estamos nem perto dessa cifra e, com a taxa atual de mortes, por ano, levará vinte e dois anos e meio para chegar à cifra de cinquenta e quatro milhões.

É claro que as pessoas vão argumentar que esse surto está longe de terminar, e milhões mais certamente morrerão. Sim, mais pessoas morrerão, mas o número atual de novos casos e mortes está caindo rapidamente em todo o mundo, em vez de aumentar. Podemos chegar a três milhões, ou não. É extremamente difícil acreditar que jamais teríamos chegado a 54 milhões, mesmo sem vacinas.

Então, quanto mortal é COVID19? Parece, até agora, ser equivalente a uma pandemia de gripe forte. Pior do que a maioria dos últimos tempos. No entanto, parece que teve um impacto extremamente variável.

Em Cingapura, houve quase sessenta mil "casos" e vinte e nove mortes. Uma taxa de letalidade de cerca de um em dois mil, ou 0,02%. O Reino Unido teve quatro milhões de casos e cento e sete mil mortes. Uma taxa de letalidade de 3%. Portanto, se você pegar COVID19, você tem 150 vezes mais probabilidade de morrer no Reino Unido do que em Cingapura...Sim, voltei ao básico da infectologia e os números oficiais ainda não fazem muito sentido...

17 de fevereiro

*Dr. Malcom Kendrick: Médico escocês, membro do NHS da Grã Bretanha