sexta-feira, 5 de março de 2021

LOCKDOWN EM SALVADOR: TRABALHADORES E PEQUENOS COMERCIANTES PROTESTAM NAS RUAS DA CAPITAL BAIANA

No último dia 03 de março, trabalhadores “ambulantes” e pequenos comerciantes revoltados tomaram as ruas de Salvador, em um corajoso protesto exigindo seus direitos contra as medidas de “bloqueios sanitários” do governo petista de Rui Costa. Os manifestantes levantavam faixas e cartazes em que pediam trabalho digno e também se posicionaram contrários ao fechamento de seus pequenos comércios. As medidas de punição e obrigação de que permaneçam fechados os estabelecimentos desses pequenos comércios de rua, contrasta com a liberdade que encontram os grandes monopólios, que operam livremente em meio às restrições da suposta pandemia da Covid.

Nesse protesto na capital baiana,o clima de revolta dos trabalhadores era visível. Com uma barricadas feita com pneus e outros objetos, os manifestantes fecharam parte da Avenida Oscar Pontes, na região do bairro da Calçada. Também era possível ver cartazes e faixas que diziam A fome mata! e Queremos trabalhar!. Outros manifestantes carregavam panelas como forma de sinalizar a falta de alimentos.

Um cartaz estampava a frase “Na eleição não teve Covid”, em uma referência ao fato de que durante a farsa eleitoral, muitos dos governadores, prefeitos e políticos que se posicionam como "humanistas e cientistas de ocasião" não titubearam em se aglomerar, descumprir todas as inúteis medidas de isolamento social, recomendas pelos falsos “especialistas” da mídia corporativa e OMS.O setor dos pequenos comércios, além de bares e restaurantes, ao mesmo tempo em que é o setor que mais emprega no país, é o segmento mais prejudicado pela crise capitalista. No ano de 2020, 81% dos pequenos comerciantes declararam que seu faturamento mensal caiu. Em média, os pequenos negócios operam com um faturamento 50% menor do que o período pré-pandemia. Os dados são do próprio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Insensíveis a essa realidade que assola a imensa maioria do povo trabalhador e pequenos comerciantes, os governos burgueses (Federal e estaduais) se mantém fiéis as ordens do capital financeiro que exige a decretação do lockdown para promover o Grande Reset da economia capitalista, em sua etapa de crise agônica. As medidas de isolamento social e bloqueios econômicos nada tem a ver com com a “defesa da vida e da ciência”, como quer nos fazer crer a campanha histérica de terror impulsionada pelo consórcio da mídia corporativa e seus “cientistas” corrompidos pela Big Pharma.