sexta-feira, 16 de abril de 2021

GOVERNO PUTIN RESPONDE ÀS SANÇÕES DO IMPERIALISMO IANQUE: CHEIRO DE UMA GUERRA DA UCRÂNIA CONTRA A RÚSSIA

O Ministério das Relações Exteriores do governo russo publicou nesta sexta-feira (16/04) uma lista de medidas em resposta às sanções da Casa Branca impostas em 15 de abril. O Democrata Biden tem intensificado as provocações contra Putin, e já prepara abertamente a Ucrânia para impulsionar um ataque contra as Repúblicas separatistas que se uniram a Rússia, após a (contra)revolução colorida da Praça Maidan. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia indicou que as ações dos EUA contra o país não podem ficar sem resposta: "Tem sido repetidamente advertido e provado na prática que as sanções e outras pressões não estão apenas fadadas ao fracasso, mas também terão consequências prejudiciais para aqueles que decidirem fazer tais provocações", afirma o comunicado oficial russo.

As medidas incluem a expulsão de 10 diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Moscou, "em um valor proporcional à ação realizada pelas autoridades norte-americanas contra os diplomatas russos". Além disso, o ministério vai limitar a prática de viagens de curta duração não controladas por funcionários às representações diplomáticas do país norte-americano na Rússia, realizadas para garantir o funcionamento das missões.  A concessão dos vistos correspondentes a este tipo de funcionários será reduzida a um mínimo, até 10 pessoas por ano em regime de reciprocidade.

"Em estrita conformidade com as Convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas e a lei russa, incluindo o Código do Trabalho, serão tomadas medidas para acabar completamente com a prática das missões diplomáticas dos EUA de recrutar pessoal administrativo e técnico de nacionalidade russa e de países terceiros" para trabalhar em Legações dos EUA, declarou a instituição. Além disso, as atividades de fundos e ONGs dos EUA controlados pelo Departamento de Estado dos EUA e outras estruturas do estado dos EUA que se intrometem na política externa russa serão suspensas.

Os Marxistas Leninistas não tem vinculação e tampouco estão subordinados ao governo Putin, um herdeiro político capitalista da restauração da antiga URSS. Entretanto com o conflito aberto(diplomático e possivelmente evoluindo até a arena militar)entre o imperialismo ianque e a nação russa, assim como seus possíveis desdobramentos até a China, não somos neutros. Entendemos que a atual ofensiva imperialista contra os povos é parte da instauração da Nova Ordem Mundial do capital financeiro, diante da crise estrutural e agônica do regime parasitário, na sua etapa de destruição de parte considerável das forças produtivas do planeta. Nem os governos russo ou chinês, por suas essências de classe, tem capacidade de conduzir o proletariado internacional até uma vitória socialista contra o capital, entretanto não podemos ignorar alianças táticas que sirvam aos povos como ponto de apoio no combate a guerra híbrida promovida pelos Democratas da Casa Branca, nosso principal inimigo!