terça-feira, 6 de abril de 2021

MESMO APÓS O DESENCALHE DO CARGUEIRO: AS INCERTEZAS COMERCIAIS RONDAM O CANAL DE SUEZ

A interrupção abrupta do tráfego marítimo através do Canal de Suez, após o super cargueiro MV Ever Given encalhar no último 23 de fevereiro, causando enormes perdas econômicas, abriu uma etapa de grande incerteza nas transações comerciais do mundo capitalista. Em meio a uma programada pandemia de Covid, que afetou profundamente o mercado mundial, a indústria, o comércio, o turismo e o transporte aéreo, ocorreu esse “acidente” marítimo que causou prejuízos diretos de mais de 10 bilhões de dólares por dia, durante o período em que a obstrução foi mantida.Hoje, mais de 80% do comércio mundial é transportado por mar, e essas interrupções aumentam os custos em bilhões de dólares. A empresa especializada “S&P Global Platts” indicou que o valor médio para embarque de um contêiner de 12 metros aumentou exorbitantemente nos últimos meses, de US $ 1.040 em junho passado para US $ 4.570 em março deste ano. 

O Canal de Suez foi construído em 1869 e tornou-se imediatamente um dos cursos de água mais importantes ao unir o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho, ou seja, o Oriente com o Ocidente. Tem 193 quilômetros de extensão, largura entre 205 e 340 metros e a passagem de navios na pista evita contornar o continente africano. A revista da indústria naval Lloyd’s List relatou que cerca de 19.000 navios passam pela posição estrategicamente importante do canal a cada ano, transportando 30% do volume mundial de contêineres e cerca de 12% do comércio global de mercadorias.Em junho de 1967, devido à chamada Guerra dos Seis Dias, lançada pelo enclave sionista de Israel contra Egito, Síria e Jordânia, o canal ficou fechado por oito anos. 

Esse super navio de contêineres que encalhou, tem 400 metros de comprimento, o equivalente a quatro campos de futebol de 59 metros de largura, capacidade de carga de 224 mil toneladas e capacidade para transportar cerca de 20 mil contêineres de seis metros cada.

Antes de o Ever Given ser desencalhado em 29 de março, mais de 350 navios estavam esperando em ambos os lados da pista para continuar sua jornada para seus destinos. 

Esse fato também gerou atrasos no comércio mundial, atrasos nas cadeias de abastecimento de matérias-primas, alimentos, combustíveis e, sobretudo, um grande gargalo nos principais portos que, com o trânsito normalizado, viram muitos navios chegarem ao mesmo tempo. As obras de desobstrução foram realizadas 24 horas por dia, nas quais trabalharam 14 rebocadores e as dragas extraíram 29 mil metros cúbicos de areia. 

O navio encalhou diagonalmente no quilômetro 151, onde o canal tem apenas 205 metros de largura. O crescimento do comércio mundial, a crescente fabricação de navios maiores e as constantes tensões naquela região do planeta onde há constantes perigos de guerra, estão levando as corporações a pensar em outras alternativas de rota em caso de fechamento do canal. 

Um navio que atravessa essa rota e vai da França à Índia, em uma viagem de cerca de 12.000 quilômetros, levaria de 10 a 12 dias a uma velocidade de 20 nós, enquanto a outra opção, pelo Cabo da Boa Esperança na África e no mesma velocidade, levaria quase um mês, o que aumentaria muito mais os custos de transporte. Por exemplo, um navio da China para o porto holandês de Rotterdam, sem usar o canal, deve cruzar o Oceano Índico, passar o Cabo da Boa Esperança e depois subir pela África até a Europa em uma viagem de mais de 30 dias. A Outra rota que poderia ser usada no futuro seria a Rota do Mar do Norte, que contorna a costa norte da Rússia pelos mares do Oceano Ártico, o que reduziria significativamente as viagens da Europa à Ásia. 

O Canal de Suez está localizado em uma região de constante tensão devido às possíveis guerras na região onde a política imperialista dos Estados Unidos através de seu aliado na região, o gendarme sionista constantemente ameaça países árabes e muçulmanos que não aceitam suas imposições belicistas. 

A esta realidade acrescenta-se que o crescimento do comércio mundial aliado à construção de grandes navios porta-contêineres e petroleiros torna difícil movimentar-se rapidamente por aquela estrada estreita pela qual apenas cerca de 50 navios podem passar por dia. Depois do inesperado “incidente” no Canal de Suez e com o desenvolvimento imparável do comércio mundial, é absolutamente temerário apostar todas as fichas do comércio capitalista no velho Suez. Por isso as fortes elevações dos  preços internacionais de suprimentos e commodities tendem a bater todos os recordes na próxima etapa mundial.