segunda-feira, 26 de abril de 2021

O Blog da LBI publica a importante declaração política da corrente internacional “Spartaquista” (Liga Comunista Internacional), onde se coloca vigorosamente contra a política de isolamento social e repressão sanitária, levada a cabo pelos organismos multilaterais do imperialismo, sob o comando do Fórum Econômico de Davos que cinicamente diz defender a vida e a ciência com essa diretriz criminosa. Vergonhosamente a esquerda “trotskizante” faz hoje a apologia do mesmo programa do capital financeiro, orientando a classe operária a ficar trancada em casa confiando nos protocolos da OMS e na governança capitalista global. Nós da LBI temos várias diferenças com o Spartaquismo, porém reconhecemos a importância de cerrar fileiras na defesa da mobilização internacional do proletariado contra a ofensiva do fascismo sanitário à serviço do capital financeiro, que modificou esse vírus para prolongar uma “pandemia” de lucros para as grandes corporações econômicas globais, em particular a Big Pharma e o rentismo. Saudamos as posições atuais da LCI como fundamentais no sentido de caminhar rumo a reorganização principista da IV internacional, agrupando as genuínas correntes do trotskismo que não se corromperam diante da burguesia financeira internacional. A própria LCI, teve a honestidade política de realizar uma corajosa autocrítica, após defender inicialmente o “confinamento social” como um suposto recurso válido para a “proteção” da classe trabalhadora. Hoje está absolutamente claro que os bloqueios e isolamentos não baixaram a carga viral em nenhum lugar do planeta onde foram executados. O melhor exemplo é o próprio Brasil, considerado epicentro da pandemia global. No país a corte suprema de justiça autorizou que os governos burgueses estaduais promovessem o lockdown, a despeito do presidente neofascista Bolsonaro que se opunha verbalmente ao bloqueio. Os governos estaduais implementaram longos e inúteis lockdowns e as taxas de contaminação e óbitos só aumentaram, no Ceará (governo do PT) estado que foi elogiado pela OMS como exemplo de isolamento é onde a taxa de mortalidade é proporcionalmente a maior de toda a região nordeste e uma das maiores do Brasil. É urgente recolocar o proletariado mundial no centro do combate ao imperialismo (EUA, Alemanha, Japão e França) e não como um fiel aliado de sua ala falsamente “democrática e científica”. Unir o proletariado planetário na luta contra a nova ordem do “Grande Reset”. Socialismo ou Barbárie, é a disjuntiva revolucionária da atual etapa histórica!

————————————————

ABAIXO OS CONFINAMENTOS! A CLASSE TRABALHADORA DEVE DEFENDER-SE ELA MESMO! ROMPER COM OS TRAIDORES DO PROLETARIADO! RECONSTRUIR A QUARTA INTERNACIONAL! *

Assistência médica miserável, moradias decrépitas, produção com fins lucrativos, opressão imperialista: a própria natureza da dominação da classe capitalista alimenta a crise econômica e de saúde que assola o mundo desde o surgimento de Covid-19. As burguesias parasitas responderam à pandemia com os meios que melhor atendem aos seus interesses, encarcerando à força toda a população em suas casas, à espera da vacinação.

Os confinamentos da burguesia são uma medida reacionária de saúde pública. Os trabalhadores devem se opor a eles! Os confinamentos podem reduzir o índice de infecções por pouco tempo, mas enfraquecem a capacidade de luta da classe trabalhadora. Ao fechar ramos inteiros da indústria e dos serviços, eles causaram uma crise econômica e jogaram massas no desemprego. O fechamento de escolas e creches aumentou a carga opressiva sobre a família. A repressão estatal aumentou drasticamente enquanto os direitos democráticos e da classe trabalhadora foram minados. Reuniões, manifestações, viagens, greves, organização, tudo foi limitado ou proibido. Os confinamentos visam conter a luta proletária, única forma pela qual os trabalhadores podem realmente proteger sua saúde e combater as causas sociais da crise.

Invocando o "sacrifício compartilhado", os capitalistas lançaram uma ofensiva brutal contra a classe trabalhadora. Ataques anti-sindicais, demissões em massa, cortes de salários e aumento das taxas de exploração do trabalho são "o novo normal". Diante da ameaça combinada de um vírus mortal e do ataque capitalista, a classe trabalhadora se encontra desarmada. Em todo o mundo, líderes pró-capitalistas de sindicatos e “partidos de trabalhadores” colaboraram lealmente com a classe dominante em sua ofensiva. Em nome da unidade nacional e da luta contra o vírus, eles estão traindo o proletariado.

Desde os partidos trabalhistas britânico e australiano, ao Partido Social-Democrata da Alemanha e Die Linke (antigo partido comunista), aos partidos Socialistas e Comunistas da França e ao Partido Comunista da África do Sul, os líderes traidores da classe trabalhadora desempenham um papel fundamental na aplicação dos bloqueios, local e nacionalmente, obrigando os trabalhadores e os oprimidos a engoli-los. Da AFL-CIO norte-americana aos sindicatos mexicanos e italianos e às confederações japonesas Rengo, Zenroren e Zenrokyo, os dirigentes sindicais exortam seus membros a apoiarem as medidas da burguesia: “fiquem em casa e fodam-se!”.

A necessidade urgente de defender a saúde e o sustento da classe trabalhadora coloca diretamente a tarefa de forjar uma nova direção do movimento operário. Os sindicatos precisam lutar contra o fechamento de indústrias pelo estado capitalista e por condições de trabalho seguras. A decrépita infraestrutura de saúde e habitação precisa ser reconstruída e expandida agora. A expropriação dos melhores bens imóveis (fábricas, terras) dos capitalistas combinada com programas massivos de obras públicas é necessária para fornecer condições de vida decentes para os trabalhadores.

A cada passo, os interesses básicos dos trabalhadores e dos oprimidos se chocam contra os pilares do governo da classe capitalista. A crise atual levanta claramente a necessidade da emancipação das mulheres dos grilhões da família, para acabar com a opressão racial e a libertação da exploração imperialista. O único caminho a seguir para a humanidade é por meio das revoluções dos trabalhadores e do estabelecimento de uma economia socialista planejada internacional.

Em face da falência total das lideranças estabelecidas do movimento operário e seus lacaios pseudomarxistas, a questão vital colocada para os proletários com consciência de classe é a necessidade de uma liderança baseada no programa revolucionário do trotskismo, o autêntico marxismo-leninismo. A Liga Comunista Internacional (Quarta Internacionalista) procura construir um partido de vanguarda leninista internacional, o instrumento essencial para trazer a consciência revolucionária ao proletariado e estabelecer o poder dos trabalhadores. Reforjar a Quarta Internacional, o partido mundial da revolução socialista! Abaixo a colaboração de classes e a unidade nacional!

Abaixo a colaboração de classes e a unidade nacional!

No ano passado, a posição de LCI foi aceitar os confinamentos como algo necessário. Repudiamos essa posição. Foi uma capitulação ao grito de guerra da "unidade nacional" de que todas as classes deveriam apoiar os confinamentos porque eles salvam vidas.

Por esta causa supostamente universal, os dirigentes sindicais sacrificaram voluntariamente os interesses do proletariado. A luta contra a pandemia, assim como a saúde pública em geral, não está acima dos antagonismos de classe. Por trás da preocupação dos capitalistas em "salvar vidas", eles estão na verdade perseguindo seus interesses de classe. O interesse da burguesia na saúde pública é manter uma força de trabalho adequada para a exploração ao menor custo possível, protegendo ao mesmo tempo a sua própria saúde.  Contrariamente a este objetivo reacionário, o proletariado tem o interesse de garantir as melhores condições de vida e cuidados médicos para todos. Esses interesses de classe claramente conflitantes não podem ser reconciliados, pandêmicos ou não. É somente através de sua mobilização independente contra a burguesia que a classe trabalhadora pode defender sua saúde e segurança.

A burguesia chantageia os trabalhadores com a ideia de que lutar por seus interesses espalha a doença: que as reuniões e manifestações sindicais ameaçam a saúde pública; que os profissionais de saúde matam pessoas lutando por melhores condições de trabalho; que escolas e creches devem ser fechadas para proteger as crianças. Isso é uma grande mentira! O combate ao confinamento é o ponto de partida necessário para abordar as causas sociais do atual desastre. As reuniões sindicais são essenciais para a autodefesa dos trabalhadores. A luta dos profissionais de saúde é o caminho para melhores cuidados de saúde. O combate ao fechamento de escolas e creches é condição para melhores escolas e creches - e a luta pela emancipação das mulheres avança.

Em A agonia do capitalismo e as tarefas da Quarta Internacional (1938), o dirigente bolchevique Leon Trotsky insistiu: “Não há maior grau de moralidade em uma sociedade baseada na exploração do que a revolução social. Bons são todos os meios que aumentam a consciência de classe dos trabalhadores, sua confiança em sua própria força e sua disposição de se sacrificar na luta.  Os únicos meios inadmissíveis são aqueles que induzem os oprimidos a temer e se submeter aos seus opressores”.

A burguesia sempre usa imperativos morais supremos, como "salvar vidas", para justificar seus crimes. Os imperialistas alemão e francês usam a União Europeia para saquear o proletariado de toda a Europa em nome da "paz" e do "progresso social". Os imperialistas dos EUA e seus aliados da OTAN devastaram a Líbia, o Iraque, o Afeganistão e muitos outros países em nome da "democracia" e da "liberdade". Eles invadiram a Somália em 1992 para "alimentar os famintos". Quando a burguesia clama pela urgência de "salvar vidas", trata-se sempre de instilar submissão à classe dominante e unir a unidade nacional por trás de seus interesses.

Pelo controle sindical da segurança do emprego! 

O Estado capitalista - constituído em sua essência pela polícia, as prisões, o exército e os tribunais - é um aparato de violência organizada para manter o domínio e os lucros da classe exploradora. Embora nós, marxistas, apoiemos certas medidas de saúde pública impostas pelo estado que beneficiam a classe trabalhadora, como a vacinação obrigatória, é suicídio confiar no estado para proteger a saúde e a segurança no trabalho.

Os stalinistas do Partido Comunista da Grécia são adeptos de distorcer esse alfabeto do marxismo. Uma das principais demandas que eles levantam nos sindicatos é: “Controle sanitário organizado para prevenir a propagação do vírus, sob responsabilidade de órgãos estatais, no porto do Pireu, na COSCO [empresa de navegação], em navios, estaleiros, fábricas e unidades industriais que empregam milhares de trabalhadores”. Isso significa amarrar a classe trabalhadora ao estado capitalista e propagar ilusões na benevolência de suas agências de saúde. Os trabalhadores devem lutar pelo controle sindical da segurança do emprego. Os sindicatos, não o Estado capitalista, devem determinar em que condições é seguro trabalhar.

Os sindicatos são as organizações elementares de defesa da classe trabalhadora. Seu objetivo é defender os trabalhadores no trabalho, não lutar para mantê-los em casa. Pelo contrário, em muitos países os líderes dos sindicatos de professores têm lutado para que os governos mantenham as escolas fechadas para "proteger" professores e alunos. Esta é uma recusa covarde de lutar por escolas seguras. Contra a política de "ficar em casa e esperar" da burocracia sindical, uma direção de classe deve ser construída com base na mobilização da base sindical e do movimento sindical como um todo contra fechamentos, por melhores escolas e locais de trabalho.

As campanhas de sindicalização são urgentemente necessárias para unir e fortalecer o proletariado. Os trabalhadores temporários e terceirizados devem estar integrados aos sindicatos com salários integrais e os mesmos benefícios. Organizar trabalhadores com pouco poder social: autônomos, restaurantes, bares, serviços de entrega em domicílio etc, os colocará sob a proteção do movimento sindical organizado.

Reabrair a economia! Lutar contra o desemprego!

Seguindo os líderes traidores da classe trabalhadora, os autoproclamados trotskistas se prostraram diante da burguesia. Lutte Ouvrière, a Tendência Marxista Internacional (IMC), o World Socialist Web Site, o Internationalist Group, a Trotskyist Fraction-Fourth International (PTS/AR), etc... todos adotaram os confinamentos, traindo assim o proletariado.

O CMI (Alan Woods), por exemplo, exigia: “Toda a produção não essencial deve parar imediatamente. Os trabalhadores devem ser enviados para casa com o pagamento integral de seus salários pelo tempo que for necessário”. Esta é uma chamada totalmente reacionária que só pode levar a mais demissões! O CMI quer jogar camadas inteiras da classe trabalhadora no desemprego e na assistência pública.

A classe trabalhadora obtém seu poder social de seu papel na produção. O movimento sindical precisa se opor às demissões e suspensões de empregos por meio da luta liderada pelo sindicato por contratação e treinamento e por uma semana de trabalho mais curta sem perda de salário para dividir o trabalho entre todas as mãos existentes. A crise atual exige um aumento da produção e dos serviços: mais e melhores cuidados médicos; construção massiva de habitações públicas; prédios amplos e bem ventilados para escolas e creches; melhor transporte público. É preciso reabrir e expandir a economia para atender às necessidades dos trabalhadores e combater o desemprego e o empobrecimento.

Cuidados de saúde gratuitos de qualidade para os usuários!

O sistema de produção com fins lucrativos não pode fornecer assistência médica adequada.  Expropriar sem indenização, hospitais privados e religiosos e empresas farmacêuticas! Pela capacitação em massa e contratação de trabalhadores médicos e hospitalares, liderados pelos sindicatos! Abolir patentes para que vacinas e medicamentos possam ser produzidos em massa em todo o mundo!

Em face dos sistemas de saúde arruinados, reformadores de todos os tipos pediram a nacionalização dos serviços de saúde. Por exemplo, Left Voice, a seção dos EUA da Trotskyist Fraction, clama pela “nacionalização de todas as indústrias relacionadas à saúde sob o controle dos trabalhadores” (Left Voice, 13 de abril de 2020). Não se deixe enganar pela verborragia esquerdista desses social-democratas. A Left Voice (organização irmã do PTS argentino) defende bloqueios mais severos, o que inibiria ainda mais qualquer tipo de ação massiva do proletariado, tornando impossível a luta por melhores cuidados médicos.

Aqui está o modelo da “Voz de Esquerda” (Left Voice) para o controle dos trabalhadores: “Na Argentina, os trabalhadores estão nos mostrando como isso pode ser feito. As fábricas controladas por trabalhadores, sem patrão, em todo o país, começam a produzir para satisfazer as necessidades ao invés da ganância”. O que Left Voice se refere é a aquisição de algumas fábricas periféricas e falidas na Argentina capitalista. Este não é um modelo do que é necessário. A perspectiva da Voz Esquerda é a administração dos trabalhadores de um sistema de saúde nacionalizado dentro da estrutura do capitalismo, ou seja, a colaboração de classes institucionalizada. Liberar os cuidados médicos dos especuladores só pode ser alcançado varrendo o estado burguês, substituindo-o pela ditadura do proletariado e expropriando a classe capitalista.

A classe trabalhadora deve defender todos os oprimidos! 

As camadas mais baixas da classe média estão sendo devastadas. O apoio criminoso aos confinamentos por parte dos dirigentes sindicais e de toda a esquerda reformista cedeu lugar à extrema direita, permitindo assim que reacionários sinistros e fascistas declarados se apresentassem como defensores dos direitos democráticos e campeões da pequena burguesia arruinada. Um partido revolucionário mobilizaria a classe trabalhadora para defender todos os oprimidos e uni-los ao lado dos trabalhadores na luta contra a burguesia.

Na Ásia, América Latina e África, milhões de camponeses pobres são sangrados até a morte por proprietários de terras e bancos, enquanto os bloqueios fazem com que os vendedores ambulantes morram de fome. Em toda parte, pequenas lojas, bares e restaurantes, assim como estudantes, estão se afogando em dívidas. Cancele (não pagamento) todas as suas dívidas!

Milhões de trabalhadores de escritório foram forçados a trabalhar em casa. O trabalho “remoto” alimenta demissões e horas extras não remuneradas, atomiza os trabalhadores, facilita os ataques anti-sindicais e torna a sindicalização virtualmente impossível. As greves não são vencidas no Zoom, mas nas linhas de piquete. Qualquer sindicato digno desse nome deve se opor aos esquemas de trabalho “remoto”.

Os imigrantes constituem um componente crucial da classe trabalhadora e são contratados em proporções maiores nas indústrias de serviços gravemente afetadas, com salários miseráveis. Para unificar suas bases, a classe trabalhadora precisa lutar por plenos direitos de cidadania para todos os imigrantes!

Socializar as funções da família! 

A burguesia tenta com todas as suas forças reverter a história. Os bloqueios estão colocando o fardo dos cuidados infantis, da educação e dos cuidados com os idosos totalmente sobre a família, principalmente nas costas das mulheres. As mulheres foram forçadas a voltar para casa, perderam seus empregos em maior número do que os homens e são vítimas de um aumento significativo da violência doméstica. Crianças e adolescentes são presos com seus pais. Os idosos são deixados para morrer sozinhos em casas de repouso nojentas.

Se os bloqueios mostraram alguma coisa, é que o programa feminista de redistribuição das tarefas domésticas dentro da família é um beco sem saída. O que é necessário é tirar as tarefas domésticas do reino familiar por meio de creches gratuitas 24 horas por dia, cozinhas e lavanderias comunitárias e centros de aposentadoria de qualidade.

Os confinamentos reforçaram as instituições pilares do capitalismo: o estado, a igreja e a família. A emancipação das mulheres só pode ser alcançada como parte de uma transformação socialista global que incluiria a substituição da família pela socialização do cuidado dos filhos e do trabalho doméstico. Pela libertação das mulheres através da revolução socialista!

Abaixo o imperialismo! 

O sistema imperialista mundial, no qual algumas grandes potências competem para dividir o mundo, explorando bilhões, é a própria fonte da atual crise global.  A pandemia clama por uma resposta internacional coordenada. Mas em um sistema baseado em rivalidades interimperialistas e Estados-nação concorrentes, isso é impossível. O imperialismo esmagou e interrompeu o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo no interesse das bolsas de valores de Wall Street, Tóquio, Londres, Frankfurt e Paris. Os imperialistas estão usando esta crise para fortalecer o domínio do capital financeiro internacional sobre os países dependentes. Cancele a dívida imposta pelos imperialistas! Abaixo a ONU, o FMI, a OTAN, o NAFTA 2.0 e a União Europeia!

Defender a China! Os imperialistas estão redobrando seus esforços para levar a cabo uma contrarrevolução capitalista que derrube a Revolução de 1949 e abra o estado operário deformado chinês à sua depredação. Pela revolução política dos trabalhadores para derrubar a burocracia stalinista!

Para novas revoluções de Outubro!

Coreia do Sul, Suécia, Austrália? A imprensa burguesa está repleta de debates intermináveis ​​sobre qual país encontrou um melhor equilíbrio entre a morte em massa e a repressão em massa. Os marxistas têm um modelo totalmente diferente: a Revolução Bolchevique de 1917. Ao quebrar as algemas da exploração capitalista, a classe trabalhadora sob a liderança dos bolcheviques de Lenin e Trotsky deu um grande passo em direção ao progresso humano. O sistema de saúde pública do Estado operário soviético foi uma de suas grandes conquistas, apesar de ter sido forjado no calor da guerra civil e da invasão imperialista em uma paisagem já devastada pela guerra mundial. O homem que dirigiu sua criação, Nikolai Semashko, escreveu em 1919: “Mudar os pobres urbanos de masmorras mofadas para quartos espaçosos em casas bem construídas, realmente lutando contra doenças sociais, criando condições normais de trabalho para o trabalhador - tudo isso é inatingível quando consideramos a propriedade privada sagrada e inviolável. O antigo sistema de saúde vacilou diante dela como se fosse uma barreira intransponível; O poder soviético - o poder comunista - rompeu essa barreira”.

*Comitê Executivo Internacional da Liga Comunista Internacional (Quarta Internacionalista)

19 de abril de 2021