quarta-feira, 14 de abril de 2021

SEM SURPRESA NO STF: CORTE REFERENDA POSIÇÃO DO MINISTRO REPRESENTANTE DA GLOBO, PARA SEGUIR O CIRCO DE UMA “CPI DO GENOCÍDIO”...

Em um julgamento rápido, nesta quarta-feira (14/04), em que não houve contestação do voto-guia, oferecido pelo ministro Luís Roberto Barroso, representante da famiglia Marinho na Corte, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), por decisão majoritária, ratificou a liminar concedida por Barroso para determinar ao Senado Federal a criação e instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), cujo objeto é supostamente investigar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid, é o que a Globo News já batizou como a “CPI do Genocídio”, um circo midiático para preencher a programação do canal, e obviamente para não apurar o conjunto dos verdadeiros genocidas, muito mais além do que o gerente patético que ocupa o Planalto sem poder algum.

Ficou vencido na votação, que foi simbólica, o ministro “garantista” Marco Aurélio, que entendeu não caber referendo a liminar em mandado de segurança. Mas, a rigor, a posição do ministro não foi de contestação à decisão liminar, pois o magistrado compreendeu que não era necessário referendar a decisão liminar, numa espécie de economia processual, uma posição meramente técnica que não contrariava a decisão do golpista Barroso.

A CPI foi criada na terça-feira (13/04) por determinação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a composição do colegiado já está formada. Falta apenas instalar o órgão (não)investigador, com a eleição da presidência dos trabalhos e a respectiva indicação do relator. Como não há previsão regimental para o fim dos trabalhos da CPI, o circo pode durar até às vésperas das eleições gerais de 2022, funcionando politicamente como uma espécie de disciplinador do governo neofascista, ou até que a burguesia decida descartar o “entulho” de forma que o impeça de concorrer a sua reeleição. Muita “água vai rolar” até 2022, sendo que nenhuma alternativa pode ser suprimida neste momento... A única certeza mesmo é que o gerência central tupiniquim é apenas um marionete nas mãos do capital financeiro internacional, posto que é sua governança global quem dá as ordens na periferia mundial.