sábado, 1 de maio de 2021

1º DE MAIO NAS RUAS DA COLÔMBIA: DESAFIANDO O TOQUE DE RECOLHER E O FASCISMO SANITÁRIO MILHARES FORAM À LUTA DIRETA PARA POR ABAIXO O GOVERNO DUQUE E SEU REGIME PRÓ-IMPERIALISTA ASSASSINO!

Milhares de colombianos saíram às ruas neste sábado, 1º de Maio dia do trabalhador, para protestar na luta direta contra a proposta de reforma neoliberal tributária do governo capacho de Duque, no quarto dia de manifestações massivas, que já resultaram em pelo menos quatro mortes, desacatando o toque de recolher imposto pelo governo assassino. Cali, a terceira maior cidade do país, teve os maiores protestos, com saques e pelo menos três mortes relacionadas às manifestações. 

Enfrentamos, saques e confrontos entre a polícia e os manifestantes também ocorreram em Bogotá, Medellín e outras cidades. Os protestos continuaram no sábado, apesar do anúncio de Duque, na sexta-feira, de que a reforma seria revisada e agora não incluiria impostos sobre vendas de alimentos, serviços públicos ou gasolina ou uma expansão do imposto de renda. 

Nesse 1º de maio o exemplo de luta vem da Colômbia enfrentando o fascismo sanitário e a repressão estatal. Desde quarta-feira o país está paralisado e em chamas com uma greve geral como não se via há muito tempo. Convocada inicialmente contra o projeto do governo que aumenta os impostos sobre os trabalhadores e poupa os patrões, o paro nacional se transformou numa rebelião contra a tirania e a violência da classe dominante que usa a pandemia para impor o terro sanitário. 

A feroz repressão militar e policial só acirrou os ânimos e levou mais gente ainda a paralisar suas atividades e ir para as ruas para derrubar o governo Duque e seu regime pró-imperialista assassino! Esse é o exemplo a ser seguido!