quinta-feira, 6 de maio de 2021

LULA SE ENCONTRA COM MAIA E KASSAB EM BRASÍLIA: AFAGANDO OS GOLPISTAS NA COSTURA DA AMPLA ALIANÇA BURGUESA PARA 2022

O ex-presidente Lula tem se encontrado com políticos burgueses de diferentes partidos golpistas durante sua visita à Brasília. Ontem foi a vez do o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e em um encontro diferente, o petista também conversou com Gilberto Kassab (PSD). O tema da conversa com Maia foi a união da oposição burguesa ao Bolsonarismo no Estado do Rio de Janeiro, o que incluiria uma articulação com Freixo e o PSOL, uma aliança entre o chamado centro e a esquerda burguesa. Lula teria indicado que tem intenção de apoiar o nome do deputado que pode até mudar de partido. Por sua vez, Maia está negociando sua ida para o PSD de Kassab. Eduardo Paes (DEM), atual prefeito do Rio de Janeiro, já migrou para esta sigla. Lula é “padrinho político” dessa dança das cadeiras entre as legendas golpistas e da Frente Ampla burguesa no Rio e no Brasil, que inclui apoiadores do impeachment de Dilma em 2016.

Lula também se encontrou com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) na manhã de terça-feira (04.05). O ex-presidente reforçou o convite para o senador se filiar ao PT. Depois, o ex-presidente se encontrou com o ex-senador e presidente do MDB no Ceará, Eunício Oliveira. Os temas foram as alianças regionais para as eleições de 2022.

O foco das conversas de Lula é a aproximação com o chamado “Centro Civilizatório”, ou seja, a velha direita neoliberal e pró-imperialista, articulada MDB, PSD, PSB, DEM, Rede, etc... hoje apologista da grande farsa da pandemia do terror sanitário e isolamento social do proletariado, promovida pela OMS e Big Pharma sob as ordens da governança global do capital financeiro.

Na concepção da esquerda reformista, toda a energia do movimento de massas deveria ser concentrada nas eleições burguesas. Já é uma constatação óbvia, para qualquer analista político minimamente qualificado, a burguesia nacional e o imperialismo ianque preparam o “descarte” eleitoral do presidente neofascista, é só assistir poucos minutos dos ventrículos midiáticos da famiglia Marinho para saber que Bolsonaro está com os “dias contados”, na ótica das classes dominantes.

As reuniões de Lula com a centro-direita representam a atual síntese programática da esquerda reformista e domesticada pelas ordens do capital financeiro internacional, que impôs a pandemia do terror sanitário global para recuperar a lucratividade e quebrar os Estados nacionais, que agora estão perdendo a mínima autonomia que ainda portavam frente aos grandes rentistas e a banca de especuladores.

Quanto a organizar uma alternativa independente dos trabalhadores diante das variantes do imperialismo, esta questão já não está há muito tempo na pauta política da esquerda reformista, que segue como um cão de guarda aos interesses das corporações financeiras, batizadas por estes traidores da conciliação de classes como “guardiões da ciência”...