quarta-feira, 9 de junho de 2021

DENÚNCIA DA CHACINA DO JACAREZINHO PELO INTERCEPT BRASIL: NÃO A INTIMIDAÇÃO POLICIAL AO JORNALISTA LEANDRO DEMORI!

O delegado da Polícia Civil do Rio, o fascista Pablo Dacosta Sartori, intimou arbitrariamente para depor na 5ª feira (10.06) o jornalista Leandro Demori, editor do Intercept Brasil. A cínica motivação para a intimação foi a newsletter publicada em 8 de maio pelo site, com acusações contra policiais civis do Rio de Janeiro. Na denúncia do portal, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais, envolvidos no tiroteio no Jacarezinho, são chamados de “facção da Core”. A abertura do inquérito contra Demori foi assinada pela delegada Daniela dos Santos Rebelo Pinto, em maio deste ano, com duração de 30 dias. O chacal Sartori já determinou investigações contra o youtuber e empresário Felipe Neto -por chamar o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”. Regriste-se que a Polícia Civil do Rio de Janeiro colocou os documentos referentes à operação policial em sigilo por 5 anos. Com a decisão, os nomes dos policiais envolvidos na operação contra o tráfico de drogas não serão divulgados.

Ação da polícia contra editor do Intercept é uma clara intimidação contra Leandro Demori, editor executivo do site The Intercept Brasil, que escreveu um texto em que lembrou outras operações em que a Core esteve envolvida, com grande número de mortos. Lá se lê: "Policiais que participaram do massacre de quinta-feira (...) são conhecidos à boca pequena como 'facção da Core', a Coordenadoria de Recursos Especiais. A história cresce quando juntamos outros fatos: a 'facção' está envolvida no caso João Pedro (menino de 14 anos, morto durante uma operação), na chacina do Salgueiro (oito mortos) e no caso do helicóptero da Maré (oito mortos)”.

Nossas diferenças programáticas a Intercept não impedem o Blog da LBI de postar-se na linha de frente em defesa da completa e irrestrita liberdade de expressão e ação investigativa para toda a equipe do portal. Para os Leninistas a escalada repressiva desatada pelo regime bonapartista deve ser combatida com vigor pelo conjunto da esquerda e forças políticas que se reivindicam da democracia!