sexta-feira, 9 de julho de 2021

APÓS A SAÍDA HUMILHANTE DOS EUA NO AFEGANISTÃO: TALIBÃ JÁ CONTROLA MAIOR PARTE DO PAÍS

Após a retirada humilhante das tropas imperialistas, maior parte do Afeganistão, exceto Cabul e partes dos distritos próximos, é controlada pelo Talibã, declarou o representante do escritório político do movimento guerrilheiro no Catar, Abdullahib Mansour. "Na verdade estamos em uma situação em que apenas as capitais provinciais estão sob controle do governo títere de Cabul, todas as outras áreas e distritos que fazem parte das províncias estão sob nosso controle", afirmou Mansour durante coletiva de imprensa em Moscou. Ele acrescentou que, dos 398 distritos, "cerca de 250 são controlados pelo Emirado". Emirado Islâmico é a autodenominação do sistema de administração dos talibãs. Porém, anteriormente, outro representante da delegação dos talibãs declarou que o movimento controla 174 distritos.

Recentemente, combatentes talibãs hastearam sua bandeira na ponte sobre o rio Panje, onde passa a fronteira entre o Tajiquistão e o Afeganistão. Um porta-voz do movimento Talibã (organização guerrilheira islâmica , proibida na Rússia) disse que o grupo tinha tomado o maior ponto fronteiriço por onde passa o comércio entre o Afeganistão e o Irã."O posto de Islam Qala está agora sob nosso controle total e tentaremos hoje colocá-lo de volta em operação", disse Zabihullah Mujahid, porta-voz dos dirigentes talibãs.

 

A afirmação dos talibãs pôde ser verificada, uma vez que já houve confirmação de que o governo do Afeganistão tivesse deixado este ponto fronteiriço. Islam Qala é um dos principais pontos de entrada do país, sendo utilizado para o comércio com o Irã. Um total de 174 dos 398 distritos estão sob o controle do grupo muçulmano Talibã, afirmou um dos líderes do escritório político do movimento no Catar, Shahabuddin Delawar: "Tais transições em massa não podem ser causadas apenas pela força das armas, esta é uma evidência clara de que a sociedade afegã está cansada das autoridades em Cabul", declarou ele em uma coletiva de imprensa em Moscou. 

Atualmente, uma delegação política do movimento Talibã está em Moscou. A delegação reuniu-se com o representante especial do presidente da Rússia para o Afeganistão, Zamir Kabulov, prometendo que não perturbariam os países vizinhos nem permitiriam a presença do Daesh (organização terrorista, manipulada pelos EUA, proibida em vários países). Além disso, eles estabeleceram seus objetivos e afirmaram estar prontos para iniciar as suas relações com outros países a “partir do zero”. 

Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o país vai terminar a retirada total das tropas do Afeganistão até 31 de agosto. Anteriormente, a Casa Branca tinha estipulado que as forças norte-americanas deixariam o território afegão até 11 de setembro. Porém o Pentágono agilizou a saída de suas tropas do país, temendo um vexame ainda maior frente ao avanço do Talibã. No Afeganistão ainda prosseguem os confrontos entre as forças governamentais, títeres do imperialismo, e os talibãs, que se apoderaram de vastos territórios em zonas rurais e lançaram uma ofensiva contra grandes cidades. As tensões políticas aumentam à medida que a retirada das tropas de ocupação se aproxima de seu fim, e a qualquer momento o Talibã poderá tomar oficialmente o poder estatal.