domingo, 25 de julho de 2021

MADURO NA CONTRA MÃO DA LUTA REVOLUCIONÁRIA: CHAVISMO FAZ PACTO COM EMPRESÁRIOS E COSTURA ACORDO COM OPOSIÇÃO GOLPISTA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no marco do 16º aniversário do canal internacional teleSUR, anunciou neste sábado um "diálogo" com todos os setores da oposição burguesa. A chamada “Mesa de Diálogo” contará com o apoio da Noruega e de outros governos ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos. No meio da saudação ao canal, anunciou “Tivemos uma Comissão de Diálogo Permanente, hoje nós estão em diálogo com todos os setores da oposição, por grupos e setores. Estamos prontos para ir ao México: A delegação do Governo Bolivariano e os delegados das oposições, espero que em agosto possa ser instalou no México, com o apoio da Noruega e de vários governos (incluindo os EUA), uma Mesa Redonda de Negociação, Diálogo de Paz e Reconciliação com todas as oposições”. Trata-se de uma política suicida do chavismo, que tenta a todo custo um acordo com o imperialismo e a direita. Não resta dúvida que é mais uma medida de Maduro que desmoraliza a luta dos trabalhadores venezuelanos contra os golpistas e a burguesia pró-imperialista.

“Nossa exigência é que todas as sanções contra a Venezuela sejam suspensas, temos direito à liberdade econômica, comercial e financeira (...) De um a dez, chegamos a nove (aludindo ao andamento da negociação), no In nos próximos dias será alcançado um acordo final ", anunciou o presidente Maduro. Ao fazer uma retrospectiva dos apelos ao diálogo, o presidente lembrou que, apesar das tentativas de desestabilizar alguns setores da oposição, estará sempre aberto ao entendimento pela estabilidade da Venezuela.

“Já fiz mais de 1000 apelos ao diálogo. Disse aos seus representantes que depois de 20 anos as tentativas de destruir a Revolução não funcionaram para eles. Hoje somos mais fortes do que nunca”, afirmou.

“Passamos 14 meses, pela primeira vez em 100 anos, sem vender uma gota de petróleo no mundo por causa dessa oposição que pediu sanções contra a Venezuela”, disse o presidente Maduro. Além disso, o presidente destacou que passos importantes estão sendo dados para a estabilidade da indústria do petróleo, assim como do comércio exterior de produtos, “a indústria do petróleo está se recuperando gradativamente, vamos de zero a um nível importante de produção. trabalhar em silêncio porque estamos sujeitos a uma guerra brutal e cada passo que dermos deve ser cuidado”, explicou.

“Para conseguir uma peça sobressalente fundamental, temos que dar à luz. Temos que dar à luz para dar resultado e agradeço aos trabalhadores e empresários, assim como aos governos da China e da Rússia (...) Com a recuperação da indústria vamos paralelamente à produção de alimentos, 80% dos alimentos são produzidos na Venezuela. Temos que começar a regular os preços ”, explicou o chefe de Estado.

Reiterando em sua postura sobre o diálogo, o presidente Maduro disse que os empresários de Fedecámaras mantêm canais de comunicação mas sem trair o projeto político, “na medida em que recuperarmos a indústria venezuelana, a geração de riqueza e produção internacional, o Bolívar sairá se recuperando. Bolívar, comércio estável, preços justos beneficiam todos os setores da economia”, acrescentou.

 

“Um ponto comum (com os Fedecámaras) é recuperar a estabilidade do comércio e do produto da Venezuela. O fortalecimento do Bolívar também é vital, é preciso dizer que os Fedecámaras de hoje não são os mesmos de 20 anos atrás, "disse o líder.

“A chave para a Venezuela pós-petróleo é combinar a satisfação interna com a produção nacional e a criação de riqueza monetária e financeira com uma nova vocação exportadora que supere as receitas do petróleo”, disse o presidente.

O presidente Maduro exortou os setores populares a se manterem unidos para recuperar a economia, “com o esforço dos trabalhadores, a indústria de petróleo, refino e petroquímica foi vendida por levantamento”, disse. “Eles congelaram dinheiro que era para comprar vacinas. Eles perseguem todo o dinheiro, 48 horas atrás eles congelaram o dinheiro para transmitir as Olimpíadas de Tóquio”, lembrou o presidente venezuelano.

justo combate que os Marxistas Leninistas travam na Venezuela, é por uma ação independente das massas em relação à política de colaboração de classes do chavismo, convocando para a luta direta contra a chamada “boliburguesia”, um entrave capitalista para a extensão das conquistas operárias. Somente a construção de um verdadeiro poder revolucionário, será capaz de conduzir à vitória da Venezuela

Está absolutamente cristalino que já existem sinais de corrosão na cúpula do regime chavista, que até o momento segue a linha de conciliação de classes se opondo a uma expropriação total dos bandos capitalista que conspiram abertamente contra o governo Maduro. Neste quadro de profunda polarização social, confiar todas as forças do regime nacionalista exclusivamente na cúpula militar é um grave erro histórico, e que poderá custar a “cabeça” de Maduro e a derrota de todo o campo popular.