terça-feira, 27 de julho de 2021

DANIEL ORTEGA SOB O CERCO DA CASA BRANCA, DECLAROU: “NÃO HÁ ESPAÇO PARA ENTENDIMENTO COM OS EUA”

O presidente da Nicarágua, histórico Sandinista Daniel Ortega, afirmou neste último final de semana que não há espaço para” negociações ou entendimentos com os EUA”, a quem acusou de tentar boicotar as eleições presidenciais do país centro-americano em novembro próximo, nas quais Ortega busca a reeleição de seu governo de centro esquerda burguesa pela terceira vez consecutiva.

Ortega denunciou em discurso no domingo (25/07) que um espírito intervencionista pesa sobre seu país, impulsionado pelos EUA, que buscam minar seu governo:"Não há espaço para entendimento e negociação diante do império […]. O império não quer eleições na Nicarágua, o império quer boicotá-las, quer semear novamente o terrorismo em nosso país", afirmou o presidente nicaraguense.

O líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional está sob forte pressão do imperialismo ianque, o governo do Democrata Joe Binden  impôs sanções contra funcionários do governo de Ortega por uma recente onda de prisões de oponentes que se alinham com as orientações da Casa Branca, incluindo vários candidatos burgueses que iriam participar das próximas eleições presidenciais.

No fim de semana, a polícia do governo Sandinista colocou o candidato da oposição José Vidaurre em prisão domiciliar. Dessa forma, subiu para sete o número de candidatos presidenciais detidos no país. A governança global do capital financeiro, agora em sintonia com o governo dos EUA, declarou que não há garantias de realização de eleições livres ou transparentes no país caribenho. Viadurre  é acusado pelo Sandinismo de incitar atos contra a soberania da Nicarágua por "aplaudir" as sanções contra seu próprio país, e de "organizar com financiamento de potências imperialistas a realização de atos de terrorismo e desestabilização".

O governo Social Democrata do Canadá, títere dos EUA, também anunciou sanções econômicas e de imigração em meados de julho contra várias autoridades nicaraguenses, incluindo Camila Ortega, chefe do canal de televisão estatal e filha do presidente, e Rosario Murillo, mãe de Camile e esposa de Ortega, que é a atual vice-presidente do país.

Os Marxistas Leninistas não integram e tampouco apoiam o governo Sandinista que assume um caráter de “Centro Esquerda” burguesa, com alguns matizes nacionalistas mais radicalizados, como o regime Chavista da Venezuela. Entretanto nos colocamos na linha de frente, em completa unidade de ação incondicional com o o Sandinismo, contra os atos de sabotagem e terrorismo da Casa Branca contra o país que protagonizou a revolução em 1979 e por esse motivo entrou na lista negra do imperialismo ianque.