sábado, 10 de julho de 2021

DESAFIANDO A BIG PHARMA: IRÃ PROÍBE IMPORTAÇÃO DE VACINAS DOS GRANDES LABORATÓRIOS CAPITALISTAS E FECHA ACORDO COM CUBA

O Aiatolá Ali Khamenei, líder máximo do regime nacionalista burguês do Irã, anunciou no começo do ano que as vacinas contra a covid-19 oriundas dos Estados Unidos e do Reino Unido (Big Pharma) estavam proibidas no Irã, alegando que não confia nestes países imperialistas, na medida em que Teerã está desenvolvendo a sua própria vacina, com os métodos científicos comprovadamente eficientes e sem nenhuma manipulação genética. “A importação de vacinas dos Estados Unidos e do Reino Unido está proibida. Eles não são dignos de confiança e não é improvável que queiram contaminar outras nações”, afirmou o líder político iraniano, em vigoroso discurso ao país transmitido pelas televisões iranianas no começo do ano. Agora fechou um acordo com Cuba para produzir a vacina Soberana! Os Institutos Finlay de Vacinas de Cuba e Pasteur do Irã assinaram uma corajosa declaração conjunta para transferência de tecnologia na produção da vacina anticovid-19, Soberana-02

Não seria demais relembrar que o Irã vem sendo alvo do terrorismo imperialista em todos os terrenos, desde o embargo econômico até o assassinato seletivo de seus melhores cientistas. Khamenei teceu duras críticas às autoridades norte-americanas, considerando um: “Fiasco a gestão da pandemia nos Estados Unidos. Vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e Universidade de Oxford/Astrazeneca, as três comercializadas em países ocidentais, não chegarão aos iranianos”. Os Institutos Finlay de Vacinas de Cuba e Pasteur do Irã assinaram uma declaração conjunta para transferência de tecnologia na produção da vacina anticovid-19, Soberana-02.

Dessa forma, as duas nações deram mais um passo em sua relação estratégica no campo da pesquisa e desenvolvimento da tecnologia para a fabricação de vacinas, após a assinatura, em 8 de janeiro, do acordo para a realização de um ensaio clínico fase III do medicamento no Irã.

“Cuba e o Irã têm uma longa história de cooperação no setor de biotecnologia. Em particular, a colaboração entre o Instituto de Vacinas Finlay de Cuba e o Instituto Pasteur do Irã sobre a vacina Covid-19 se baseia em uma relação estratégica no campo da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias vacinais ”, afirma o documento do instituto cubano.

A diretora do instituto iraniano, Alireza Biglarí, destacou a eficácia de 91,2% de duas doses de Soberana-02, e da dose de reforço, Soberana Plus; que estão na terceira fase do ensaio clínico cubano. Durante esta fase de testes clínicos desta vacina, cerca de 44.000 pessoas em Cuba e 24.000 no Irã foram avaliadas clinicamente.

No dia 1º de julho, o Ministro da Saúde do Irã, Said Namaki, anunciou a autorização do uso emergencial do Soberana-02 naquele território, após concluir com sucesso várias etapas de testes e se tornar o segundo medicamento validado no Irã, depois do COVIRAN Barekat, seu primeira vacina produzida internamente.

Cuba também possui a vacina anticovídeo Abdala (CIGB-66), desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e Laboratórios Aica e cuja eficácia é de 92,28%.

A Abdala recebeu a autorização para uso emergencial, razão pela qual se tornou a primeira vacina da América Latina e do Caribe a atingir essa condição, que agora já pode ser exportada para outros países que resistem as imposições da Big Pharma.