sexta-feira, 23 de julho de 2021

POLÊMICA COM OS REVISIONISTAS “RADICAIS” DO PCO E MRT: EXPULSAR DO 24J SÓ O PSDB OU TAMBÉM O PT, TÃO NEOLIBERAL E PRÓ-IMPERIALISTA QUANTO OS TUCANOS?

As correntes da esquerda revisionista que tentam se apresentar no movimento de massas como as mais “radicais”, como o PCO e o MRT (antiga LER), lançaram a palavra de ordem de “Fora o PSDB e a direita golpista do 24J”. Primeiro foi o PCO que criou um factoide na manifestação passada, distribuindo alguns chutes e pontapés na pequena delegação do PSDB e afins, para depois como é do seu costume correr para a sede de sua redação e publicar virtualmente o “grande feito”. Como já é tradicional culparam a “esquerda pequeno burguesa” pelo convite aos tucanos, sem é claro falar uma só palavra contra o PT, principal anfitrião da Frente Ampla burguesa, que Lula pretende encabeçar nas eleições de 2022. A política do PCO, é marcada pela corrupção material diante do Lulismo, sobreviveram exclusivamente de sua “tática” de cobrir pela “esquerda” a colaboração de classes dos governos do PT e agora salivam com a possibilidade real de Lula voltar ao Planalto e “inundar” de verbas estatais todo o séquito corrompido da Frente Popular.

Mas, pressionado pela suposta “radicalidade” do PCO, o MRT resolveu na véspera do 24J copiar a consigna do PCO, de expulsar os tucanos da manifestação. É muito provável que não distribuam nenhum pontapé nos golpistas da direita e foquem somente em suas intenções virtuais de sua página pouquíssimo visitada na Internet. O interessante porém é que o MRT tem um largo histórico de Zigue-zague e de “cópias” da esquerda mais combativa. Como foi a questão do golpe parlamentar em 2016, giraram rapidamente do “Fora Todos” do PSTU e logo passaram a copiar a posição da LBI de “Golpe Internacional e Parlamentar” (neste caso a posição do PCO era dizer que havia ocorrido um “Golpe de Estado” próximo do que ocorreu com o Golpe Militar de 1964).

Entretanto neste 24J, o que une tanto o revisionismo oportunista do PCO e do MRT, é que ambas as correntes defendem plenamente a participação do Lulo petismo nas inofensivas manifestações pelo impeachment de Bolsonaro, impulsionadas pela Rede Globo e oposição burguesa de conjunto. Estes atos na verdade são atividades da campanha eleitoral da oposição burguesa para 2022, com clara predominância política na candidatura de Lula. Nem sequer o impeachment (parlamentar) pretendem levar à frente com maior vigor, o próprio “superpedido” entregue à Câmara dos deputados não passa de uma grande “misancene” midiática da oposição burguesa.

Se um ativista classista vê com simpatia a proposta de expulsar os tucanos das manifestações de rua, que de uma certa forma ocorreram como produto de uma pressão das bases para romper o lockdown imposto pela OMS e os governos neoliberais, poderia também questionar a presença do PT nestas atividades. Foi sob o comando deste partido burguês, que gerenciou o Estado capitalista por mais de uma década à serviço dos banqueiros e dos latifundiários do agronegócio, onde ocorreram ataques brutais contra a classe trabalhadora. As (contra)Reformas neoliberais começaram fortes com Lula, seguiram se intensificando com Dilma e agora o presidente neofascista já deu finalização de algumas iniciadas com o PT (Previdência), pretende concluir em seu mandato outras tantas, como as privatizações das empresas estatais.

E não é só uma questão do “passado remoto” como tenta colocar o PCO, o PT continua sendo o principal representante político dos interesses da governança global do capital financeiro em nosso país. Lula é um ardente defensor da Nova Ordem Mundial do fascismo sanitário (supressão das liberdades democráticas e do livre direito de organização do proletariado), e também faz apologia do Grande Reset da economia capitalista, uma tentativa dos rentistas do Fórum Econômico de Davos para salvar o falido modo de produção da propriedade privada.  Neste sentido a influência de Lula e seu PT de colaboração de classes com o imperialismo e o capital financeiro, são muito mais nocivas a classe operária do que o moribundo PSDB, sequer consegue estruturar a chamada “terceira via” para a disputa presidencial, cogitando inclusive apoiar o próprio Lula. Se o MRT, pretende mesmo não só copiar, mas “superar” o falso “radicalismo” dos lulistas do PCO, deveria defender “Fora o PSDB, golpistas e o PT” do 24J...