quarta-feira, 1 de setembro de 2021

MADURO CELEBRA PACTO BURGUÊS COM O GOLPISTA GUAIDÓ: “TRAREMOS TODA A OPOSIÇÃO AO TERRENO ELEITORAL ATÉ 21 DE NOVEMBRO”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou nesta terça-feira que diversos setores da oposição burguesa direitista do país confirmaram sua participação nas eleições regionais e municipais de 21 de novembro. O presidente afirmou que, ao registar os seus candidatos, o setor da extrema direita da oposição reconhecerá o CNE e a Assembleia Nacional. Não resta dúvida que é mais uma medida de Maduro que desmoraliza a luta dos trabalhadores venezuelanos contra os golpistas e a burguesia pró-imperialista.

LEIA TAMBÉM: ACORDO ENTRE MADURO E A DIREITA: NENHUM APOIO AO “MEMORANDO” DE CONCILIAÇÃO ASSINADO PELO CHAVISMO COM A OPOSIÇÃO BURGUESA!

Durante uma atividade com os candidatos do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o presidente afirmou que “construímos um diálogo nacional inclusivo em favor da estabilidade e da paz (...) Trouxemos toda a oposição venezuelana ao campo eleitoral".

O chefe de Estado indicou que, ao se inscreverem os candidatos da Plataforma Unitária de oposição, que anunciaram horas antes da sua participação nas eleições, “nesse mesmo ato estão reconhecendo a legitimidade do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), eleito pelo Conselho Nacional Assembléia, reconhecendo-a. "

“Disse isso há meses. É questão de tempo para que esses setores voltem à trajetória eleitoral. Por isso, hoje as instituições democráticas estão mais fortes do que nunca”, disse.

O Executivo convocou todos os eleitores do setor de oposição a ir às urnas para votar no candidato de sua escolha. “Vou sentar e ver Juan Guaidó votar no dia 21 de novembro e lá aplaudirei, porque conseguimos incluí-lo novamente na democracia, na Constituição”.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, deputado Jorge Rodríguez, comentou que “esta eleição de prefeitos e governadores, em 21 de novembro, acontecerá em um momento de profunda inflexão na vida política e social da Venezuela”.

“O povo venezuelano pode se orgulhar de que, depois de tantos apelos por invasões e medidas coercitivas, a resistência da população tenha obrigado esses setores a supor que não há outra forma senão a constitucional e democrática de participar dos acontecimentos políticos. da Venezuela ", disse ele.

Rodríguez lembrou que no dia 3 de setembro, às 15 horas (hora local), “instala-se a primeira deliberação entre a delegação de nove membros do Governo Bolivariano e os representantes dos remanescentes do Guaidosismo”, segundo o memorando de entendimento de que foi assinado em 13 de agosto.

A este respeito, o Executivo destacou que “estamos fazendo uma política de alto nível, de Estado, baseada em princípios muito claros de democracia, participação e respeito aos direitos humanos”.

“É hora de recuperar todos os recursos que foram roubados naquele irresponsável jogo político, sem esquecer. Por isso a Venezuela vai apresentar no México, antes da segunda rodada de negociações com a oposição Guaidosista, uma petição firme com todos os demandas econômicas para a recuperação da economia do país ”, comentou.

O chefe de Estado esclareceu que esta petição exigirá também a devolução "do ouro apreendido no Banco da Inglaterra, todas as contas bancárias", bem como o levantamento das medidas coercitivas impostas ilegalmente contra a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Está absolutamente cristalino que já existem sinais de corrosão na cúpula do regime chavista, que até o momento segue a linha de conciliação de classes se opondo a uma expropriação total dos bandos capitalista que conspiram abertamente contra o governo Maduro.

Neste quadro de profunda polarização social, confiar todas as forças do regime nacionalista exclusivamente na cúpula militar é um grave erro histórico, e que poderá custar a “cabeça” de Maduro e a derrota de todo o campo popular. 

A única alternativa política segura para aplastar a reação interna e os abutres imperialistas é o armamento pleno das brigadas populares e a expropriação completa do capital, rumo a um governo genuinamente operário e camponês!