quarta-feira, 15 de setembro de 2021

NÚMEROS QUE A MÍDIA CORPORATIVA ESCONDE: NA EUROPA UM TERÇO DOS EFEITOS COLATERAIS DA VACINAÇÃO COVID SÃO GRAVES

Os efeitos colaterais suspeitos relatados para as quatro vacinas Covid, que só foram aprovadas condicionalmente na UE, quebraram o recorde depois de apenas 8 meses. Efeitos colaterais graves foram relatados. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) lista atualmente 904. 534 casos suspeitos pessoais com um total de 3.478.979 efeitos colaterais individuais para as vacinas Covid (em 3 de setembro de 2021). Quase um terço deles são classificados como graves. Assim, 262.383 dos 904.534 casos são graves.

As quatro vacinas Covid receberam apenas uma aprovação limitada e os relatórios de avaliação final são esperados até o final de 2022 ou 2023.   

Na base de dados EMA, estão listados os dados para as seguintes vacinas:

Vacid-19 mRNA Vaccine Pfizer-Biontech (Tozinameran)

Covid-19 Vaccine Astrazeneca (Chadoxi NCoV-19)

Covid-19 mRNA Vaccine Moderna (CX-024414)

Covid-19 Vaccine Janssen (AD26.CoV2.S)

O número total de todos os casos suspeitos notificados à EMA aumentou mais de 80 por cento no período de 29 de maio de 2021 a 3 de setembro de 2021. Ao contrário de alguns rumores, a maioria dos relatórios é enviada por pessoal do setor de saúde, como clínicas ou práticas médicas. Com a Biontech, cerca de 46% são relatados por consultórios ou clínicas médicas da UE.

Isso conforma um banco de dados sólido. Somam-se a isso os mecanismos de controle e monitoramento da EMA, experimentados e testados ao longo dos anos, a fim de garantir os melhores conjuntos de dados possíveis.

Os relatórios são geralmente enviados primeiro às autoridades nacionais competentes. Esses casos são frequentemente filtrados e relatados à EMA.

Qual a proporção dos casos suspeitos notificados de vacinação da Covid no banco de dados da EMA?

Se seguirmos as informações do relatório anual de 2020, os 904.534 casos suspeitos de vacinação da Covid no período de apenas 8 meses a partir de 2021 representam quase exatamente 50 por cento dos 1.821.211 efeitos colaterais suspeitos de todas as 5.042 substâncias listadas para medicamentos como bem como vacinações em 2020. Isso é incrivelmente alto.  

A França destaca o produto da Janssen como um problema

Um "número significativo" com efeitos adversos graves como resultado da vacina Covid-19 da Janssen, que funciona com uma única dose, foi observado na França, disse a Agência de Medicamentos (ANSM) na segunda-feira, que anunciou que fará mais investigações.

“Foi relatado um grande número de casos de falha da vacina Janssen, em particular com formas graves (morte, ressuscitação), bem como uma sobre-representação de pacientes vacinados por Janssen em cuidados intensivos” em Marselha e Tours, observou o ANSM em seu relatório periódico de vigilância de vacinas.

Desde abril, foram realizadas na França cerca de um milhão de injeções dessa vacina (a única em dose única). Entre todas essas pessoas vacinadas com Janssen, 32 casos de infecção por Covid-19 foram relatados até agora (uma taxa de 3,78 por 100.000).

Destes 32 casos, 29 foram graves e foram registados 4 óbitos (pessoas com idades entre 73 e 87). Para os 17 casos de infecção em que a variante era conhecida, era a variante Delta em cada caso.

Além disso, dois hospitais relataram um número anormalmente alto de pacientes vacinados com Janssen entre as pessoas hospitalizadas em terapia intensiva, apesar da vacinação.

Em Marselha, dos 7 pacientes que foram totalmente vacinados, mas ainda internados na UTI (ou seja, gravemente afetados), 4 foram injetados com Janssen. Em Tours, essa proporção era de 50%.

Todos esses elementos justificam “investigações adicionais” para verificar se as falhas são mais importantes com a Janssen do que com as outras vacinas disponíveis na França.

Em 24 de agosto, a Autoridade Nacional Francesa para a Saúde (HAS) recomendou que as pessoas vacinadas com Janssen recebessem uma dose de reforço com uma vacina de mRNA (Pfizer ou Moderna) quatro semanas após a vacinação.

Vários estudos da vida real mostraram de fato que a primeira dose da vacina Pfizer ou AstraZeneca forneceu proteção insuficiente. Não há dados disponíveis sobre este ponto para a Janssen, mas o HAS considerou provável que este também seja o caso.

A relação risco/recompensa das vacinas Covid-19 é terrível porém a mídia corporativa esconde esses números.