quinta-feira, 2 de setembro de 2021

SALDO DA INVASÃO “HUMANITÁRIA E CIVILIZATÓRIA” DOS EUA NO AFEGANISTÃO: 33 MIL CRIANÇAS MORTAS POR ARTEFATOS MILITARES DO IMPERIALISMO 

Cerca de 33.000 crianças foram assassinados e mutilados no Afeganistão nos últimos 20 anos, relata a ONG “Save the Children” depois que o imperialismo invadiu o país para supostamente cumprir uma missão dita “humanitária”. Em um relatório divulgado na última terça-feira (31/08), a ONG britânica pelos direitos da criança revelou que a cada cinco horas uma criança morre em território afegão, uma visão devastadora do custo mortal da invasão realizada pelos EUA e seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para as crianças desta nação da Ásia Central.

O documento da ONG afirma que o número real de crianças vítimas diretas do conflito militar provavelmente será muito maior do que os 32.945 estimados, e este número não inclui crianças que morreram de fome, pobreza ou alguma outra doença, somente as que foram vítimas diretas dos confrontos armados. “O que resta depois de 20 anos é uma geração de menores cujas vidas inteiras foram arruinadas pela miséria e o impacto da guerra. A magnitude do sofrimento humano nas últimas duas décadas está além da compreensão ”, lamentou o Diretor Regional da “Save the Children Asia”, Hasan Noor.

O responsável  pelo relatório da ONG denunciou que todos os menores nascidos e criados no Afeganistão não conhecem senão conflitos e viveram, com a certeza, que um eventual artefato bélico pode explodir a qualquer momento ou as bombas podem cair do céu. De acordo com o projeto "Costs of War" da Brown University, a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos matou mais de 241.000 pessoas, incluindo pelo menos 72.000 civis.  O mesmo estudo relata que os contribuintes americanos gastaram US$2,26 trilhões nesta guerra.

O último "dano colateral" que os EUA e seus aliados cometeram na guerra de 20 anos no Afeganistão foi registrado no domingo, quando as forças dos EUA realizaram um ataque com mísseis a um veículo estacionado no pátio de uma casa, em um bairro residencial em Cabul, a capital do Afeganistão.  Na mesma ofensiva, 10 membros da mesma família afegã foram mortos, incluindo seis crianças, residentes da casa.

Com a decolagem de um jato C-17 da Força Aérea dos EUA de Cabul que evacuou o último grupo de tropas dos EUA no Afeganistão na segunda-feira, Washington encerrou humilhado uma campanha invasiva de duas décadas, considerada o mais longo envolvimento do imperialismo em toda sua história em uma situação de guerra contra uma nação. Em Cabul o  novo governo afegão realizou na sequência um massivo “ato-enterro simbólico” de todas as potências mundiais que invadiram e espoliaram o país.