terça-feira, 12 de outubro de 2021

ALIANÇA ESTRATÉGICA PARA ENFRENTAR CERCO DO IMPERIALISMO IANQUE: IRÃ ANUNCIA TRATADO DE COOPERAÇÃO COM A RÚSSIA

A Rússia promoveu a decisão tomada na 21ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, em Dushanbe, de dar início ao procedimento de admissão do Irã como membro pleno. O anúncio foi feito logo após a reunião da semana anterior em Moscou dos ministros das Relações Exteriores dos dois países. O porta-voz do Itamaraty, Said Khatibzadeh, garantiu esta segunda-feira que o eixo leste se traça entre Irã, China e Rússia, anunciando assim a assinatura de uma parceria estratégica com a Rússia. Mesmo com todas as diferenças que temos com os governos de Teerã e Moscou não resta dúvida que se trata de uma aliança importante contra o imperialismo ianque que deve ser saudada pelos Marxistas Revolucionários, celebrada por governos burgueses que tem atritos com a Casa Branca. Este acordo altera o equilíbrio geopolítico do Oriente Médio e representa uma grande dor de cabeça para os EUA e a OTAN, o que auxilia na luta dos trabalhadores para derrotar o imperialismo ianque, estimulando o combate dos povos contra o neocolonialismo.

O futuro entendimento jurídico viria mais de meio ano depois de ter fechado um acordo semelhante com a China e em um contexto de rearranjos de alianças regionais e anúncios de novas alianças em diferentes regiões. Segundo o porta-voz iraniano, nos últimos anos tornou-se necessário melhorar as relações entre o Irã e a Rússia e focar em parcerias estratégicas. 

Ele disse que as disposições iniciais do documento, intitulado "Pacto de Cooperação Global Irã-Rússia", foram concluídas. Khatibzadeh explicou que terminaram as várias cláusulas do documento e o enviarão a Moscou. Ele acrescentou que espera a assinatura deste documento nos próximos meses e explicou que se trata de um plano estratégico de 25 anos, como o que foi traçado com a China.

Em 27 de março, o Irã fechou um acordo de cooperação estratégica e comercial de 25 anos com a China que inclui cláusulas políticas e econômicas, enquanto em setembro Teerã ingressou na Organização de Cooperação de Xangai (SCO), liderada pela Rússia e China.

Da mesma forma, a União Econômica da Eurásia (EAEU) e o Irã assinaram um acordo de livre comércio mútuo provisório e começaram a negociar um acordo permanente completo sobre uma área de livre comércio entre a EAEU e o Irã.