terça-feira, 12 de outubro de 2021

HÁ 60 ANOS ATRÁS ERA FORMADO O MOVIMENTO DOS “PAÍSES NÃO ALINHADOS”: CÚPULA DA ORGANIZAÇÃO ANTI-IMPERIALISTA VOLTA A SE REUNIR HOJE EM BELGRADO, CAPITAL SÉRVIA

O anti-imperialismo foi a ideia central que reuniu os fundadores do “Movimento dos Não-Alinhados” há exatamente sessenta anos atrás, lembrou ontem o atual presidente sérvio, Aleksandar Vucic, ao inaugurar uma histórica cúpula comemorativa da lendária organização. Diante da comemoração do 60º aniversário da primeira cúpula da NOAL em Belgrado (setembro de 1961), dirigentes, ministros e representantes de mais de 100 países membros, Vicic destacou que este objetivo continua a ser a base para o desenvolvimento da cooperação política e econômica entre os povos do mundo.

“Belgrado foi (quando era a capital de toda a antiga Iugoslávia), é e continuará a ser o anfitrião orgulhoso de todo ser humano que carrega paz em si mesmo”, enfatizou o presidente sérvio, afirmando que seu país como herdeiro legal da Iugoslávia, fundador da ONU e do NOAL é um sério promotor de a política do multilateralismo e o respeito pelas normas internacionais, no caminhão oposto do imperialismo ianque e seu braço terrorista, a OTAN. “A cooperação internacional é a única forma de prosperidade para toda a humanidade”, declarou para manifestar a esperança de que nos dois dias de encontro as lideranças presentes falem não só do passado, mas também do futuro. Um “futuro” todavia já marcado pelo “cheiro de pólvora” de uma nova Guerra Mundial.

O Chefe de Estado do Azerbaijão, Ilham Aliev, presidente em exercício da NOAL(Organização dos Países Não Alinhados), afirmou que seu país fortalecerá a colaboração dentro da organização, bem como a justiça e o respeito ao direito internacional, por considerar inadmissível o desrespeito à integridade territorial e à soberania de qualquer Estado. Aparecendo online na abertura da conferência, ele agradeceu ao seu colega Vucic por hospedar esta comemoração e ressaltou que isso é um sinal da vontade da Sérvia de assumir o legado do passado.

Os participantes da reunião incluem Nana Akufo Ado, Presidente de Gana; Abdelhakim Gamal Abdel Nasser, filho do primeiro presidente do Egito e fundador do NAM, Gamal Abdel Nasser; 40 ministros das Relações Exteriores e representantes especiais de países da Ásia, África e América Latina. Os chefes da diplomacia da Rússia e da Turquia, Sergei Lavrov e Mevlut Cavusoglu, respectivamente, comparecem como convidados especiais. O governo da Venezuela é representada pelo Chanceler, Felix Plasencia, e Cuba, pelo embaixador extraordinário e representante permanente junto às Nações Unidas, Pedro Luis Pedroso Cuesta.

A cúpula comemorativa continuará debatendo ao longo da semana a conjuntura mundial marcada pela Nova Ordem Mundial Pandêmica, imposta pela governança global do capital financeiro. Espera- se do importante encontro internacional uma firme posição contaria ao avanço do belicismo imperialista ianque, assim como a defesa incondicional dos povos ameaçados e atacados pelo bando terrorista da OTAN.