segunda-feira, 11 de outubro de 2021

VACINA DA MODERNA PARA COVID É BANIDA NA ISLÂNDIA PARA TODAS AS IDADES: PROVOCA MIOCARDITE

A Islândia proibiu a vacina mRNA da Moderna em todas as faixas etárias em meio a relatos de que ela pode causar inflamação do coração entre aqueles que a tomam. O anúncio foi feito pelas autoridades de saúde islandesas. O governo disse que a Islândia tem administrado a injeção de Spikevax da Moderna nos últimos dois meses como reforço para aqueles já vacinados. A decisão de proibir as vacinas da Moderna foi tomada depois que efeitos adversos foram relatados em vários outros países nórdicos, que desde então proibiram seu uso.

“Um estudo nórdico envolvendo Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca descobriu que homens com menos de 30 anos que receberam Moderna Spikevax tinham um risco ligeiramente maior do que outros de desenvolver miocardite”, afirmou o  diretor do Instituto Nacional de Saúde e Bem-estar da Finlândia, Mika Salminen.

Salminen anunciou que os homens nascidos em 1991 e depois não receberiam mais Spikevax. Um dia antes, a Suécia parou de dar a injeção de Moderna a toda a sua população nascida em 1991 e depois, enquanto a Dinamarca suspendeu seu uso em menores de 18 anos. A Noruega recomendou que homens com menos de 30 anos escolhessem o jab da Pfizer.

Em julho, a Agência Europeia de Medicamentos publicou descobertas instando as doenças cardíacas, miocardite e pericardite, a serem adicionadas à lista de potenciais efeitos colaterais raros das vacinas de mRNA Covid-19 fabricadas pela Pfizer-BioNTech e Moderna após revisar mais de 300 incidências na Área Econômica Europeia. Segundo a EMA, esses casos são extremamente raros.