quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CÓPIA DO TOURO DA GOVERNANÇA GLOBAL DO CAPITAL FINANCEIRO CHEGA A SÃO PAULO: FOME E MISÉRIA É O QUE LHE RODEIA NO CENTRO DA CAPITAL PAULISTA

A Bolsa de Valores brasileira B3, antiga Bovespa, na última terça-feira (16/11) tentou imitar Wall Street inaugurando uma estátua de um “touro de ouro” em frente ao seu prédio, no famélico centro de São Paulo. Porém a iniciativa foi logo ridicularizada, no dia seguinte, o touro foi carimbado com um cartaz escrito com letras garrafais: FOME. A escultura, que está autorizada a permanecer no local por três meses, é uma cópia, diga-se de má qualidade, do Touro de Wall Street, no luxuoso centro financeiro de Nova York, que por lá tenta simbolizar a hegemonia absoluta da governança global do capital financeiro sobre Estados, governos e nações inteiras.

O protesto organizado contra o “Touro do Ouro de tolo” ocorre diante da disparada do desemprego e dos preços dos alimentos, principalmente da carne e proteínas, e da procura por ossos em açougues e caçambas dos supermercados. Nas redes sociais, não faltaram memes para criticar a ofensa aos milhões de brasileiros que estão na extrema pobreza e mais de 100 milhões que vivem a insegurança alimentar. Isto sem falar no próprio entorno de miséria e abandono social do centro da capital paulista.

O cartaz escrito FOME foi colado no Touro por iniciativa de um grupo de jovens por volta de 6h30 da manhã de hoje. Nas redes sociais eles disseram: “Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”.

Ao contrário do otimismo artificial do “Deus do mercado financeiro”, assim também como as mentiras declaradas pelo ministro rentista da Economia do neofascista Bolsonaro, Paulo Guedes, em Dubai, a economia capitalista brasileira está estagnada, com inflação galopante, o desemprego e subemprego atingindo milhões de brasileiros, 14 milhões desempregados, 40 milhões no trabalho precário, 25 milhões vivendo de “bico”, sem carteira assinada, e a renda desabando, e 30 milhões de brasileiros passando fome.

Enquanto os rentistas tentam “vender” otimismo com o ridículo boi na bolsa, o Estado nacional foi completamente capturado nesta pandemia pelo capital financeiro, sendo obrigado a decretar um “orçamento de guerra” sob o beneplácito da ampliação “ilimitada” de crédito internacional para cobrir os custos do surto da Covid no país, a dívida contraída com o rentismo superou o próprio PIB do país. A concessão do auxílio emergencial diante do lockdown do comércio, montagem de centenas de hospitais de campanha e milhares de respiradoras e por fim o golpe final da compra bilionária das vacinas da Big Pharma, levou a economia do país a ser uma “nota promissória” no pregão de Wall Street. Uma pandemia que não foi a da “vaca louca”, mas com certeza foi feita sob encomenda do “esperto Touro” do mercado financeiro.