quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

03 ANOS DA PRISÃO DE CESARE BATTISTI: LUTEMOS POR SUA LIBERDADE IMEDIATA DAS MASMORAS DO NEOFASCISMO ITALIANO!

Cesare Battisti foi transferido ano passado do presídio de Rossano, na Calábria, para o de Ferrara, na Emilia-Romagna. Hoje sua prisão completa 3 anos. Com o agravamento das suas condições de saúde, houve a transferência da prisão de Rossano Calabro (destinada a terroristas islâmicos) para a prisão de segurança média em Ferrara. A transferência era um dos objetivos da greve de fome iniciada por Battisti em 2 de junho de 2021. O local onde estava tinha apenas jihadistas e ele não tinha socialização nenhuma. Ao chegar na nova prisão, o italiano informou que estava suspendendo seu protesto. Depois de sua prisão na Bolívia, em janeiro de 2019, entregue ao governo do MAS, Evo Morales, ele foi extraditado para a Itália.

A pressão internacional também foi importante, em particular a campanha de solidariedade  que a LBI participou, com vários artigo no Blog. Registre-se o silêncio covarde das organizações da esquerda italiana. Nesses 3 anos, a detenção de Battisti tornou-se uma verdadeira odisseia: o isolamento, que deveria ter durado seis meses, afinal, com a aplicação do regime de alta vigilância, estendeu-se por todo o período, tanto assim que a passagem da prisão de Oristano (onde, sendo o único subordinado ao regime de alta vigilância, permaneceu isolado até setembro de 2020) para a de Rossano Calabro (prisão de segurança máxima reservada a presos ligados ao terrorismo) não produziu qualquer melhoria na condição de isolamento.

Para quem nunca confiou no poder judiciário burguês, seja ele italiano, brasileiro ou francês, está nítido como a luz do sol, negada a Cesare Battisti desde 2019, que por décadas, enfrentamos uma manifestação irrefutável de ódio de classe, não só e não tanto por Battisti, mas sobretudo por aquilo que as lutas operárias e estudantis dos anos setenta representaram na história da Itália.

 

A burguesia italiana (e não só!) não se contenta em ter conseguido, com a cumplicidade do PCI (Partido Comunista Italiano) das burocracias sindicais, encerrar os protestos daqueles anos dentro do perímetro do sistema capitalista, nunca deixou de buscar obstinadamente a vingança contra um período de lutas que abalou o pulso de toda a classe dominante do país.

 

Por ocasião da chegada de Battisti à Itália em janeiro de 2019, denunciamos a covarde “acolhida” dos então ministros Salvini (Interior) e Bonafede (Justiça) que, com babas na boca, exibiam todo o seu orgulho mesquinho ao mostrar o seu “prisioneiro comunista”, mostrando plasticamente seu ódio, não por um único homem, mas por todos os comunistas e, consequentemente, por toda a classe que eles representam.

 

Cesare ainda está vivo, é tarefa da esquerda revolucionária mundial lutar até às últimas consequências por sua integridade, impulsionado o combate internacionalista pela sua imediata libertação da masmorra secular do fascismo italiano, a mesma que aprisionou o gigante Antônio Gramsci! Perseguido por mais de 40 anos para os interesses políticos das hordas fascistas, eles conseguiram levá-lo para Itália, graças ação do governo de extrema direita de Bolsonaro e com a covardia e traição de Evo Morales. Na Itália vem crescendo a campanha pela sua anistia, encabeçada por diversos grupos e ativistas políticos. 

Neste momento é necessário desenvolver em todo o mundo uma forte luta pela liberdade imediata de Battisti. O Blog da LBI conclama o conjunto da esquerda revolucionária que até agora não entrou com firmeza nesta luta, além dos agrupamentos que se reclamam democráticos e anti-imperialistas a desenvolvermos no Brasil e na nível internacional uma campanha pela liberdade do ex-militante do PAC dos cárceres do fascismo, apoiando as iniciativas que vem sendo tomadas na Itália! 

Cesare Battisti está vivo, lutemos pela sua imediata libertação!