domingo, 16 de janeiro de 2022

A PANDEMIA É UM “BOTE SALVA VIDAS” LANÇADO PARA UMA ECONOMIA CAPITALISTA QUE SE AFOGA EM CRISE TERMINAL: É A NOVA ORDEM MUNDIAL DO FASCISMO SANITÁRIO

A essa altura, deve estar claro que a pandemia da Covid é essencialmente um sintoma de que o capital financeiro está descontrolado, procurando um recurso para prolongar sua existência parasitária. Mais amplamente, é um sintoma histórico de um mundo que não é mais capaz de se reproduzir aproveitando o trabalho produtivo humano e portanto, depende de uma lógica compensatória de “doping” monetário perpétuo. Enquanto a contração estrutural da economia baseada no trabalho infla o setor financeiro, a volatilidade deste só pode ser contida por meio de emergências globais (catástrofes), propaganda enganosa massiva por parte da mídia corporativa e a tirania da biossegurança. Como podemos sair desse círculo vicioso?

Desde a “terceira revolução industrial” (a microeletrônica na década de 1980), o capitalismo automatizado tem se dedicado inutilmente a abolir o trabalho assalariado como sua própria substância. Já passamos do ponto sem retorno. Devido ao crescente avanço tecnológico, com a potencialização financeira eletrônica, o capital está cada vez mais impotente em sua missão de extrair mais-valia da força de trabalho.Com o desencadeamento da inteligência artificial, isso realmente se torna uma missão “realista”, porém não concreta, ou seja afunda o atual modo de produção em uma contradição letal para a burguesia.

Isso significa que as bases econômicas do nosso mundo não estão somente no trabalho socialmente necessário contido em mercadorias como carros, telefones ou máquinas. Também residem em especulações bursáteis alavancadas por dívidas altamente inflamáveis ​​sobre ativos financeiros, como ações, títulos, futuros e especialmente derivativos, cujo valor é securitizado indefinidamente.

Somente a “crença religiosa” de que a massa desses bens produz valor nos impede de ver o abismo que se abre sob nossos pés. E quando “nossa fé” nestas pseudo teorias diminui, a “providência divina” intervém enviando-nos para uma hipnose coletiva através de histórias apocalípticas de contágio de vírus mortais e suas correspondentes narrativas de salvação pela Big Pharma (vacinas).

No entanto, a realidade é teimosa e não para de bater à nossa porta. A medida que o tumor financeiro se espalha pelo corpo social, o capital opta por soltar seu duplo leviatânico, um vampiro que se alimenta de emergências globais e modelos de negócios ancorados na tecnologia digital com potencial para garantir a totalidade da “Vida na Terra”. A escrita está na parede, uma “ditadura branda” já está olhando para nós. Hoje, resistir à maré da contrarrevolução significa defender a dimensão inviolável da dignidade humana, ponto de partida inegociável para a construção de um projeto socialista alternativo.  Ainda estamos no tempo histórico do capital mas precisamos de consciência crítica, coragem e despertar coletivo para construir o instrumento da revolução.

Estamos perto de “Pandexit”? O seguinte trecho de um artigo recente da Bloomberg tem a resposta mais provável: “Para quem espera ver a luz no fim do túnel Covid-19 nos próximos três a seis meses, os cientistas têm más notícias: “prepare-se para mais do que o habitual. que já passamos”.  Para desembaraçar essa afirmação, vamos supor que nosso futuro seja caracterizado pelos seguintes eventos: 1. Os bancos centrais continuarão a criar quantias desordenadas de dinheiro, principalmente para inflar os mercados financeiros; 2. A narrativa de contágio (ou similar) continuará a hipnotizar populações inteiras, pelo menos até que os Passaportes Digitais de Saúde sejam totalmente implementados; 3. As democracias burguesas clássicas serão desmanteladas e eventualmente substituídas por regimes fascistas baseados em um panóptico digitalizado, um metaverso de tecnologias de controle legitimadas por ruídos de emergência sanitária ensurdecedores.

Muito escuro? Não, se levarmos em conta que a montanha-russa da crise sanitária (fechamento seguido de aberturas parciais que se alternam com novos fechamentos causados ​​por mini-ondas) se parece cada vez mais com um “role-playing game global”. A razão para esse cenário deprimente é simples: sem o vírus que justifica o estímulo monetário estatal o setor financeiro alavancado pela dívida entraria em colapso da noite para o dia. Ao mesmo tempo, no entanto, o aumento da inflação juntamente com os gargalos da cadeia de suprimentos (especialmente em microchips) ameaçam uma recessão global devastadora.

Este círculo vicioso parece impossível de superar, por isso as elites financeiras não podem ignorar a narrativa da emergência. Do seu ponto de vista, a única saída parece envolver a demolição controlada da economia real e sua infraestrutura liberal, enquanto os ativos financeiros continuam a ser inflados artificialmente. O último inclui truques cínicos de lavagem verde financeira, como investir em títulos “ESG” (Meio ambiente, Social e Governança), uma manobra sórdida de desejar criar um “ambiente saudável” para legitimar a expansão da dívida pública. Com todo (des)respeito aos midiotas do tipo Greta Thunbergs ao nosso redor, isso não tem nada a ver com salvar o planeta.

Estamos testemunhando a dissolução acelerada do velho capitalismo liberal, que já está obsoleto. A nova imagem é objetivamente deprimente. Os interesses financeiros e geopolíticos globais serão garantidos pela coleta massiva de dados, registros digitais e repressão policial por meio de aplicativos digitais vendidos como inovação “empoderadora”. No centro de nossa situação está a implacável lógica de um sistema socioeconômico que, para sobreviver, está disposto a sacrificar sua estrutura democrática e abraçar um regime monetário fascistizante apoiado por uma falsa ciência e tecnologia corporativa das multinacionais.

Ao apelar ao nosso sentimento pessoal de culpa por “destruir o planeta”, os próximos bloqueios climáticos são a continuação ideal das restrições do Covid. Se o Vírus foi o “aperitivo” aterrorizante, uma generosa porção de ideologia da “pegada de carbono” misturada com escassez de energia já está sendo servida como refeição principal. Um a um estamos sendo convencidos de que nosso impacto pessoal negativo no planeta merece ser punido. Primeiro aterrorizados e arregimentados pelos vírus e agora envergonhados de prejudicar a “Mãe Terra”, já internalizamos o mandato ambiental: nosso direito natural de viver deve ser conquistado cumprindo os ditames ecológicos impostos pelo Fundo Monetário Internacional, pelo Banco Mundial, ou Fórum de Davos, e ratificado por tecnocráticos governos burgueses neoliberais com sua polícia. Este é o realismo capitalista decadente em sua forma mais cínica.

A introdução do Passaporte Sanitário representa um momento crítico desta etapa da Nova Ordem Mundial. A domesticação da esquerda é crucial para que as elites ganhem a confiança das massas em uma estrutura de poder cada vez mais centralizada que é vendida como uma oportunidade de emancipação contra a peste. Depois de atravessar o Rubicão da identificação digital, é provável que a repressão continue crescendo lenta e gradualmente, como na famosa anedota de Noam Chomsky: se você jogar um sapo em uma panela de água fervente, ele sairá imediatamente com um salto prodigioso; se, pelo contrário, o submergirmos em água morna e aumentarmos lentamente a temperatura, o sapo não perceberá nada, até se divertirá; até que, enfraquecido e incapaz de reagir, ela acaba fervendo até a morte.

A previsão acima, no entanto, deve ser contextualizada em um cenário econômico conflituoso de intensa crise política e profundamente incerto. Primeiro, agora há evidências (embora fortemente censuradas) de uma genuína resistência popular as restrições da pandemia e ao Grande Reset em geral. Em segundo lugar, as elites parecem estar parcialmente divididas e, portanto, confusas sobre como proceder, como evidenciado pelo fato de que vários governos nacionais optaram por diminuir a emergência das restrições em pleno surto da Ômicron. Vale reiterar que o quebra-cabeça das burguesias é fundamentalmente de natureza econômica: como administrar a extrema volatilidade financeira mantendo o mercado de consumo aberto. O sistema financeiro global é um enorme tabuleiro de xadrez. Se aqueles que a administram perdessem o controle da criação de liquidez, a explosão resultante explodiria todo o tecido socioeconômico abaixo. Simultaneamente, uma recessão privaria os governos de qualquer credibilidade. Portanto, o único plano viável das elites financeiras parece ser sincronizar a demolição controlada da economia (colapso global da cadeia de suprimentos resultando em “escassez de tudo”), com a implantação de uma infraestrutura digital global para aquisição mercantil tecnocrática.

Inevitavelmente, a reabertura (cautelosa) na pandemia das transações financeiras baseadas em crédito estatal injetados na economia real levou ao aumento da inflação, levando a um maior empobrecimento das massas no terreno internacional. O poder de compra dos salários foi reduzido, assim como a renda e a poupança. Vale lembrar que os grandes bancos comerciais estão na interface entre o mundo mágico do dinheiro digital dos Bancos Centrais e o deserto devastado pela emergência habitado pela maioria dos mortais. Portanto, qualquer expansão desenfreada das reservas do Banco Central (dinheiro criado do nada) desencadeia imediatamente a inflação de preços assim que os bancos comerciais liberam dinheiro (ou seja, dívida) para a sociedade.

O objetivo da “pandemia” para a governança global do capital financeiro era acelerar a macrotendência preexistente de expansão monetária, ao mesmo tempo em que adiava os danos inflacionários e da superprodução de mercadorias. Seguindo a linha do Federal Reserve dos EUA, os banqueiros centrais do mundo criaram oceanos de liquidez, desvalorizando assim suas moedas em detrimento das populações. Enquanto isso, o “turbocapital” transnacional dos rentistas continua se expandindo na órbita financeira, absorvendo aquelas pequenas e médias empresas que deprimiu e destruiu.  Em outras palavras, não existe almoço grátis(para nós). A máquina de impressão de dinheiro do Banco Central só funciona para 0,0001%, claro que com a ajuda do Vírus!

Enquanto isso, as pequenas empresas e os cidadãos comuns estão presos em um duplo vínculo sufocante. Para que o crédito seja disponibilizado ao mercado, os Bancos Centrais devem conter a inflação, o que eles só podem fazer... drenando o crédito! A inflação desenfreada só pode ser evitada pela contenção dos efeitos perturbadores da criação excessiva de dinheiro, isto é, colocar de joelhos as sociedades baseadas no trabalho e não na especulação. A maioria de nós acaba sendo esmagada entre a inflação dos preços dos bens essenciais e a drenagem deflacionária da liquidez pela perda de renda e pela erosão da poupança.  E em uma economia estagnada com inflação fora do controle, cada transação comercial suprimida é canalizada para ativos financeiros que obviamente estão na mão dos rentistas.

A lógica desse mecanismo monetário é perversa. A “dança louca” do capital financeiro saiu do controle muito além de sua loucura habitual, e o dia do acerto de contas está se aproximando rapidamente. Uma recessão devastadora pode ser evitada? A resposta política atual parece mobilizar a antiga sabedoria de que “tempos extremos exigem medidas extremas”, o que significa que nenhum monumental crime contra a humanidade pode ser descartado quando a implosão sistêmica é tão obstinadamente negada. Não é isso que a história marxista sempre nos ensinou?

A crise que vivemos não é naturalmente epidemiológica! Primeiro, trata-se de lidar com a exposição financeira alavancada do capitalismo e potencialmente catastrófica para a classe operária, evoluindo para o risco “tóxico” da recessão econômica e da gestão estatal associada ao desemprego, inflação e a corrupção burguesa. No entanto, como o Covid nos lembra, acrobacias financeiras da magnitude atual só funcionam sob cobertura política de uma emergência mundial: bloqueios econômicos, fechamentos comerciais e restrições sanitárias, etc. O objetivo do encobrimento é cínico: Esconder o naufrágio do Titanic, ou melhor do modo de produção capitalista!

Separar a população com base em seu status de vacinação é uma conquista histórica dos atuais regimes totalitários do fascismo sanitário. Se a resistência popular for sufocada, será introduzida uma identidade digital obrigatória para registrar a "virtude" de nosso comportamento e regular nosso acesso à sociedade. O Covid foi o cavalo de Tróia ideal para esse avanço da reação internacional.

Uma das pedras angulares do antigo fascismo foi a indústria nacional controlada pelas necessidades políticas e militares do governo totalitário, mantendo-se como propriedade privada. Agora os ritmos de produção da indústria global são controlados pelas “determinações sanitárias” da OMS (governança do capital financeiro), também se mantendo nas mãos dos grupos econômicos privados. É bastante surpreendente que apesar da esmagadora evidência da simetria histórica entre a Nova Ordem Mundial e velho nazifascismo, a maioria dos “intelectuais” da esquerda reformista ainda não percebeu que é para lá que estamos indo. O escritor italiano Ennio Flaiano afirmou recentemente que o atual movimento fascista é formado por dois grandes grupos: os fascistas e os antifascistas...Hoje, quando a maioria dos autoproclamados antifascistas está silenciosa ou entusiasticamente apoiando a virada autoritária “medicalizada”, esse paradoxo político é mais relevante do que nunca. Essa esquerda domesticada, uma verdadeira praga para o movimento operário de todo o planeta, deve ser superada pela ação direta das massas, que já demonstrou que não está disposta a abrir mão de suas conquistas históricas para o embuste do fascismo sanitário, falsamente defensor da “ciência e da vida”.